quarta-feira, março 29, 2023

Reunião decisiva sobre marco fiscal será nesta quarta (29) e apresentação pública, nesta semana, diz Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem terça-feira (28), que a reunião conclusiva sobre o novo marco fiscal será nesta quarta-feira (29). A apresentação ao público e ao Congresso Nacional será ainda nesta semana.

Em conversa com jornalistas na saída do Ministério da Fazenda, Haddad informou que, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, teve problemas de saúde e permaneceu na Bahia, deixaram para amanhã a reunião sobre novo marco fiscal para verificar a possibilidade de ele poder participar.

“A lei propriamente tem prazo de 15 de abril para estar compatível com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas isso não nos impede já de divulgar a regra fiscal”, disse Haddad.

Ainda na saída do Ministério, Haddad informou que a pasta da Fazenda e da Casa Civil já estão trabalhando na questão do rotativo, para ser apresentada no mês de abril. Segundo ele, esse assunto preocupa o presidente Luis Inácio Lula da Silva, sobretudo o rotativo do consignado.

“Nós temos um conjunto de medidas sobre crédito. Boa parte, inclusive, pactuada com o Banco Central e que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional”.

De acordo com a declaração de Haddad, será rediscutida a questão do comprometimento da renda com o consignado, que foi elevado de 30% para 45%. “O presidente pediu um estudo para saber se esse patamar é adequado ou se esse comprometimento está excessivo à luz da situação das famílias hoje”.

Ainda falando sobre novas regras para crédito, Haddad disse que anunciará também novas regras para Parceria Público-Privado (PPP), nessa ou na próxima semana. “Inclui pedido de urgência constitucional para algumas leis que já estão tramitando no Congresso e que tem o apoio parcial, quase total, do Ministério da Fazenda para a lei de garantias. Com pequenos ajustes, nós queremos aprovar no Senado para não voltar para a Câmara”, explicou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário