segunda-feira, dezembro 30, 2024

Em Natal, idosos representam 20% das prisões por embriaguez ao volante em dezembro.

O número de idosos dirigindo sobre efeito de bebidas alcoólicas representou cerca de 20% das autuações realizadas durante as blitzen da Lei Seca, em Natal, no mês de dezembro. O dado foi apurado pelo Ponta Negra News, junto ao coordenador da Lei Seca, o Major César Fagundes.

“Durante as operações de fiscalização lei seca neste mês de dezembro, 57 condutores receberam voz de prisão ou se encontrarem dirigindo o estado de embriagues, sendo nove deles, idosos, o que representa quase 20% de todos os flagrantes registrados pela operação lei seca em Natal”.

O Major ressaltou ainda sobre a preocupação com os dados. “O fato tem causado muita preocupação, pois, além de dirigirem embriagados, os idosos, devido à sua condição peculiar de saúde, muitas vezes têm, por exemplo, diminuição na capacidade de resposta, de reação, dentre outros fatores, o que aumenta ainda mais os riscos causados pela mistura do álcool e direção”.

Ainda segundo o coordenador, acidentes também tem sido provocados por esse público, que em muitos casos resistem as abordagens dos agentes.

“Muitos acidentes têm sido registrados por parte destes idosos. São pessoas que de uma forma geral tendem a resistir mais ao processo de mudança comportamental. A Lei Seca vai continuar diuturnamente nas ruas, retirando essas pessoas de circulação e os conduzindo até a delegacia, a fim de serem enquadrados também na esfera criminal” disse.

As fiscalizações tem contribuído para uma redução de 100% nos óbitos por acidentes de trânsito com fator alcoolemia em Natal/RN nos últimos vinte e um meses. Os dados são referenciados pelos setores de estatística do CPRE e da STTU e homologados pelo Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN- RN).

O último óbito  envolvendo veículos automotores com fator álcool registado na capital do Estado ocorreu no dia 16 de dezembro de 2022, na zona oeste, quando um idoso foi vitimado por condutor em estado de embriaguez.

O alto número de condutores presos, devidamente encaminhados à delegacia; o incremento das operações e a montagem das blitzen também dentro dos bairros são apontados como os principais fatores que ensejaram na estatística positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário