sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Biblioteca Nacional distribuirá 2 mil livros hoje no Rio.

Passar pelo prédio centenário da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (14), será uma oportunidade para ganhar um livro. A instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, vai distribuir dois mil exemplares para a população.

O ato faz parte do Dia Internacional da Doação de Livros, criado originalmente no Reino Unido em 2012 e replicado em diversas partes do mundo, sempre no dia 14 de fevereiro. A  meta é estimular o hábito da leitura e ampliar o acesso aos livros.

Serão 40 títulos publicados pela própria Biblioteca Nacional. Cada obra terá 50 exemplares distribuídos aos visitantes. São livros de poesia, história e iconografia, entre outros temas.

“Essa é uma data simbólica e importante que nos inspira constantemente a refletir sobre a necessidade de ampliar o número de leitores e democratizar, cada vez mais, o acesso aos livros”, afirmou a Biblioteca Nacional numa rede social.

Entre as obras que serão distribuídas ao público figuram Olhos d’água (Conceição Evaristo, 2014); Darcy, a outra face de Vargas (Ana Arruda Callado, 2011); Divina proportione (Luca Pacioli, 2006); Kijane Kweza: um guerreiro muito capaz (Júlio Cesar Medeiros da Silva Pereira, ilustrações Vania Maria, 2014); Euclides da Cunha: uma poética do espaço brasileiro (Catálogo de exposição, 2009) e O Rio de Janeiro através das estampas antigas (Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha, 1970).

 A Biblioteca Nacional fica na praça da Cinelândia (Av. Rio Branco, 219), e abre ao público das 10h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário