segunda-feira, dezembro 20, 2010

Conheça a importância do cálcio para o emagrecimento

Estudo realizado pela University of the Negev, em Israel, avaliou a associação entre a ingestão de produtos lácteos com cálcio e da vitamina D sérica com a perda de peso. Para tal, foi avaliado 322 pessoas, e verificou-se que uma maior ingestão de cálcio de origem láctea e uma elevada concentração sérica de vitamina D está relacionada a uma maior perda de peso induzida por dieta.

Vários estudos demonstram a associação do baixo consumo deste mineral com obesidade. Para comprovar esses resultados, outro estudo, agora realizado pela Universidade do Tennessee, nos EUA, avaliou diariamente, por um ano, o consumo de 2 copos de iogurte pelos participantes do estudo. Os resultados apresentaram benefícios como redução da pressão sanguínea e perda de peso.

Os pesquisadores concluíram que a redução do cálcio parece estimular a produção das enzimas responsáveis pela produção de gordura e diminui sua atividade na queima delas. O aumento da ingestão de cálcio altera o trabalho celular e faz com que elas armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que eliminam aquela já acumulada.

Todavia, segundo a nutricionista Adriana Lopes Peixoto, apesar dos resulatdos positivos apresentados em ambos estudos, é importante lembrar que um único alimento ou nutriente, isoladamente, não confere resultado na perda de peso. Isso ocorre somente com a adesão de hábitos saudáveis, o que inclui uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário