quarta-feira, julho 06, 2011

IDEMA retirou 36 toneladas de lixo do Rio Potengi no primeiro semestre.

Um balanço realizado pelo Programa de Recuperação do Estuário do Rio Potengi, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), mostra que no primeiro semestre deste ano foram retirados 36 toneladas de lixo do local. Para conscientizar a população sobre a importância de preservação do manancial, o Programa mantem o projeto Barco Escola Chama-Maré e promove atividades de educação ambiental em escolas circunvizinhas ao rio, além de realizar periodicamente mutirões de limpeza e conscientização.

O monitoramento e coleta regular de resíduos sólidos ocorrem de segunda a sábado, em 16 pontos pré-definidos entre a Ponte de Igapó e a Fortaleza dos Reis Magos. Para tanto, se utiliza de uma embarcação com estrutura física que permite atracar nas margens do rio em diferentes condições de maré. O Programa de Recuperação do Estuário do Potengi é realizado pelo IDEMA e operacionalizado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável para a Terra Potiguar (Fundep).

A bióloga coordenadora do Programa, Vilma Maciel, ressalta que os resíduos coletados são de diversos tipos e explica que, de uma maneira geral, tem-se uma falsa impressão que a população que reside às margens do rio é a única responsável pela poluição. No entanto, percebe-se que parte do lixo lançado nas ruas de diversos bairros da cidade chega ao estuário carreado pelas águas das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário