Um adolescente de 14 anos fugiu do Centro Educacional (Ceduc) Nazaré, unidade socioeducativa de semiliberdade na zona Oeste de Natal, durante a manhã da última sexta-feira. Viciado em drogas desde os cinco anos de idade, ele havia sido apreendido na última quarta-feira, acusado de furto. Na ocasião, havia admitido ser viciado desde os cinco anos e dito que "não aguentava mais" aquela vida. Mas, com as portas abertas para a liberdade, deixou a instituição para retornar à mesma realidade.
Apesar de relatar que o jovem possui diversos processos por furto, a agente Jaqueline Morais, chefe de investigação da Delegacia de Atendimento ao Menor Infrator (DEA), garante que "ele não é um menino mau" e que o rapaz já pediu para ser internado para tratamento. Contudo, foi sentenciado a um regime brando pelo juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, José Dantas, que lhe permitiu escapar, sem ter acesso a uma reabilitação. Com a opção de ficar ou seguir, e diante de umaestrutura que não o comporta, o adolescente escolheu voltar para as ruas.
Jaqueline Morais afirma que o adolescente responde por diversas furtos cometidos na zona Oeste de Natal, onde mora. "Desde que tinha 12 anos de idade que ele é trazido para a delegacia, acusado de furto. Ele faz pequenos arrombamentos para sustentar o vício do crack". Há cerca de 45 dias ele estava foragido por ter escapado de uma medida socioeducativa por esse delito. Após buscas da Polícia, ele foi novamente detido na quarta e enviado para o Ceduc Nazaré, que atende adolescentes que cumprem medida de semiliberdade. Mas, segundo o coordenador da unidade, Moisés Silva, logo após o café da manhã, o rapaz deixou o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário