O portal "Na Telinha" publicou notícia nesta sexta (26) informando que o desempenho da novela "Lado a Lado", dos autores estreantes João Ximenes Braga e Cláudia Lage, está derrubando os índices da predecessora, "Amor Eterno Amor", e bateu um novo recorde negativo nesta última quinta-feira (25).
"Lado a Lado" alcançou média de apenas 14 pontos. Este é o pior número de uma novela das seis da Globo desde a problemática "Negócio da China", que obteve tal desempenho no dia 31 de agosto de 2009. A situação da trama em cartaz é ainda mais grave levando em conta que o folhetim de Miguel Falabella alcançou esse número em um sábado. Não há registros de uma trama das seis ter obtido 14 pontos em um dia de semana nos últimos dez anos.
Mesmo levando em conta que algumas alterações já começaram a ser feitas no roteiro e na produção, "Lado a Lado" segue sem reagir. A fotografia e a falta de agilidade no texto foram alguns dos fatores trabalhados, porém até agora não houve resultados. O horário de verão também pode contribuir para a baixa audiência. Estes índices são consolidados e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo.
Essa novela é muito interessante por falar sobre a capoeira e como ela era tratada, mas ainda assim não esta abordando todos os lados história, perdendo a oportunidade de retratar alguns aspectos e fatos históricos da época. A capoeira era perseguida sim, mas já havia quem a defendesse como o verdadeiro esporte nacional, mesmo entre as elites. Naquela altura a capoeira não era praticada apenas por negros e mestiços, a malta Guaiamu referida na trama continha muitos imigrantes europeus de diversas nacionalidades. Em 1909, universitários conseguiram organizar o desafio entre um capoeirista local e um japonês lutador de jiu-jítsu contratado pela marinha, no qual o brasileiro foi vitorioso.
ResponderExcluir