sábado, abril 27, 2013

Médicos do RN alertam adolescentes sobre riscos da Hipertensão Arterial.

Cardiologistas, nutricionistas e técnicos em enfermagem, visitam nesta sexta-feira (26) a Escola Municipal Mário Lira, no bairro de Dix-sept-Rosado, zona Oeste de Natal, para realizar a aferição de pressão dos alunos, repassando dicas de boa alimentação e de boas práticas esportivas para evitar a obesidade, uma das doenças que mais colaboram para o aumento da pressão arterial. A ação, organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia no Rio Grande do Norte (SBC/RN), marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial.

“Precisamos mostrar aos adolescentes a importância de se ter cuidado com à saúde. Os fatores de risco como colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, além do histórico familiar para estas doenças, precisam ser redobrados para evitar que tornem-se adultos doentes, evitando mortes precoces”, afirma o diretor de promoção de saúde cardiovascular da SBC/RN, o médico Ênio Pinheiro.

De acordo com a SBC/RN, o estilo de vida inadequado, como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares expõe precocemente crianças e adolescentes à determinados fatores de risco que facilmente poderiam ser evitados com a prática de uma atividade física ou consumo de alimentos saudáveis.

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC/RN, no Brasil esse número chega a quase 300 mil. São 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos. Derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca e renal e morte súbita são alguns exemplos que poderiam ser evitados com a identificação precoce dos fatores de risco, como a Hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário