sábado, dezembro 01, 2018

Mortes de policiais caem 58% no Ceará e PM atribui a aumento de trabalho extra legalizado.

O número de policiais mortos vítimas de violência caiu 58% no Ceará. Entre janeiro e outubro, foram 24 casos em 2017 e dez em 2018 – todos esses dez estavam de folga. Em todo ano de 2017, 27 policiais foram mortos no Estado (sendo que 25 estavam de folga e dois de serviço). A Polícia atribui a diminuição à expansão da Indenização de Reforço Operacional, a chamada Irso.

A Irso é o trabalho extra do agente – o bico – formalizado, legal. A legislação foi aprovada em 2016 e garante gratificação ao policial que optar por trabalho extra. Isso, para a Polícia, é um dos fatores que fazem os agentes evitarem o serviço extra clandestino – o bico comum – e o risco que ele representa. A Irso é calculada de acordo com a gradução (soldado, cabo, sargento) ou pelo posto (de tenente a coronel) do policial.
 
O objetivo da Irso é ampliar a renda do profissional da segurança de uma maneira respaldada pela legislação e com apoio jurídico. Nos chamados “zigs”, o trabalho clandestino para empresas privadas de segurança, o policial complementa a renda, mas atua sem estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário