quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Matéria-prima para fabricar vacina de Oxford chega no sábado, diz Saúde.

O Ministério da Saúde informou, na tarde desta quinta-feira (4), que o primeiro lote de insumos para fabricação da vacina de Oxford pela Fiocruz chegará ao Brasil na tarde deste sábado (6). O avião sai da China na sexta e a remessa enviada deve ser suficiente para fabricar 7,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

A matéria-prima conhecida como IFA (Ingrediente farmacêutico ativo) deveria ter sido entregue em janeiro, mas ficou retida no país asiático. O impasse seria por conta de uma crise diplomática entre os dois países, o que é negado pelo governo federal.

Outros 13 lotes estão previstos no contrato da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e devem ser enviados a cada duas semanas. O objetivo é fabricar 100 milhões de doses da vacina no primeiro semestre. o laboratório de Bio-manguinhos é capaz de produzir 1,4 milhões de doses por dia, mas não fabrica a IFA. A previsão é que essa tecnologia seja absorvida pelo fundação durante o ano.

A Fiocruz já entrou com pedido de registro definitivo da vacina Oxford/AstraZeneca junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir que as doses fabricadas poderão ser aplicadas na população e distribuídas pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário