A Globo anunciou nesta terça-feira (11) que, na Copa do Mundo masculina de 2026, apenas metade das partidas serão mostradas em TV aberta, TV por assinatura e no streaming. Com isso, serão exibidos 52 jogos dos 104 que acontecerão no mundial do Canadá, Estados Unidos e México.
“A Copa feminina vai inaugurar esse novo modelo de contrato que temos com a Fifa, de mostrar metade dos jogos da Copa do Mundo”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo. Para efeitos de comparação, a Copa do Mundo de 2022 teve 64 confrontos entre seleções, dos quais 56 foram transmitidos em TV aberta e outros oito em VT na madrugada —só não passaram ao vivo porque eram disputados ao mesmo tempo na última rodada da fase de grupos.
Em 2026, a quantidade de jogos disputados aumentará consideravelmente (de 64 para 104) porque o número de seleções também sobe, passando de 32 para 48 times. A Globo não terá exclusividade nas partidas. Outras emissoras ou plataformas de streaming podem negociar com a entidade máxima do futebol para comprar os direitos.
A mudança faz parte de uma quebra de paradigma em relação às últimas duas décadas. Desde 2002, a Globo tinha direitos para exibir todos os jogos de torneios da Fifa. “Nós teremos metade das partidas, mas asseguramos que os jogos do Brasil vão estar sempre conosco”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário