quarta-feira, julho 12, 2023

Ciclone extratropical pode atingir Estado do Nordeste.

Na próxima semana, a previsão indica ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil. Na segunda-feira (10), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País. Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira (11), avançará pelo litoral de São Paulo.

Além disso, uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical.

Vale destacar, no entanto, que há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone. De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “alerta amarelo” e destacou o “perigo potencial” de tempestades e de chuvas intensas nos seguintes estados:

Paraná

São Paulo

Mato Grosso do Sul

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Amazonas

Roraima

Sergipe (SE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário