A taxa de desocupação no Rio Grande do Norte diminuiu 1,9% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro. É o que aponta Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada ontem terça (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar da queda de 12,1% para 10,2%, a taxa de desocupação do Rio Grande do Norte é a sétima maior do país, segundo o PNAD, ficando atrás de Pernambuco (14,2%), Bahia (13,4%), Amapá (12,4%), Rio de Janeiro (11,3%), Paraíba (10,4%) e Sergipe (10,3%).
Com essa proporção, a taxa de desocupação do RN é maior que a média nacional, que é de 8%.
A queda do primeiro para o segundo semestre, no entanto, foi significativa, representando a segunda maior redução do país no período, atrás apenas do Distrito Federal, federação na qual a taxa de desocupação caiu de 12% para 8,7%.
A taxa de desocupação, segundo o IBGE, é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas. Participam da força de trabalho as pessoas que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) e que estão trabalhando ou procurando trabalho (ocupadas e desocupadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário