O encontro, a convite do presidente do BC, vai ocorrer no final da tarde e será o primeiro encontro entre os dois desde que Lula assumiu seu terceiro mandato.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deverá estar presente. “Acredito que vai ser uma reunião em que os dois tentam tirar proveito e ressaltar aspectos positivos do encontro”, analisa Cristiano Noronha, vice-presidente da Arko Advice.
Críticas a Campos Neto
A Selic, taxa básica de juros, é o principal ponto de atrito entre os dois. No início do mandato de Lula, a taxa estava em 13,75% — agora, encontra-se em 12,75%.
Por considerá-la elevada, o presidente não chegava nem a mencionar o nome de Campos Neto, citado como “cidadão” pelo petista. Lula também dizia que “Campos Neto não foi indicado pelo povo”.
Já em agosto, mantendo a tensão entre eles, o chefe do Executivo disse que o presidente do BC “não entende de Brasil” e “de povo”.
Convite do chefe do BC
Fontes disseram à CNN que o pedido para o encontro partiu de Campos Neto, que, além de Lula, vem sendo alvo de críticas duras e pessoais também de muitos governistas, de dentro e fora do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário