O governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai elaborar a Estratégia Brasil 2050, uma espécie de planejamento de longo prazo do país. A coordenação do processo será feita pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. A conclusão do plano está prevista para julho de 2025, quando será apresentado para validação do presidente. Ideia é preparar o futuro do Brasil com “participação ampla dos setores público e privado, da sociedade civil e da academia, nas três esferas federativas”, diz a ministra Simone Tebet à reportagem do R7.
Na prática, a Estratégia Brasil 2050 vai conter informações como orientações estratégicas, com indicadores e metas, para reduzir desigualdades sociais e regionais, enfrentar as mudanças climáticas, preparar o país para a transição demográfica, garantir um crescimento sustentável e inclusivo, e promover um aumento dos investimentos de todos os segmentos e portes de negócios.
De acordo com o governo, o processo de elaboração vai envolver as seguintes atividades: análise situacional e retrospectiva, definição e fundamentação de megatendências e incertezas críticas, elaboração e análise de estudos temáticos e prospectivos, análise de estratégias ou planos nacionais, regionais e setoriais, elaboração do cenário desejado até 2050, identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além da formulação dos atributos da estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário