quinta-feira, março 27, 2025

Detran capacita policiais militares para identificar fraude veicular.

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está realizando um curso de Identificação Veicular direcionado aos integrantes das forças de segurança pública estadual. A capacitação é feita por meio da Escola Pública de Trânsito do RN (EPT) e está sendo ministrada na cidade de Mossoró.

O curso contempla policiais militares lotados no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual de Mossoró (CPRE).

A capacitação tem um objetivo específico voltado para a segura pública com viés ao combate de clonagem, roubo e furto de veículos, já que com a utilização das técnicas de identificação veicular é possível que o profissional de segurança e trânsito disponha de ferramentas para reconhecer adulterações, identificar veículos em desacordo com a legislação, entre outras capacidades.

Durante a capacitação são ministrados os conteúdos referentes aos códigos identificadores WMI, VDS e VIS (Identificação de chassi); Desvendando o VIN (Número de Identificação do Veículo); Examinando o local do VIN; Modelos de gravação do VIN; Ausência do VIN; Exame do motor; Exame das plaquetas de identificação do motor; Exame do conjunto agregado; Exame das etiquetas adesivas; Identificação de Placas; Identificação de vidros; Identificação de Documentos Adulterados; Definição de Perícia técnica veicular; Tipos de perícias existentes na área automotiva; Objetivo de uma perícia automotiva; Tipos de adulterações automotiva; Legislação de Trânsito; Procedimentos administrativos, tipos de vistoria e serviços.

O curso conta com 20h de aula, sendo 15h de abordagem teórica e 5h de ações práticas. Os procedimentos práticos englobam a vistoria completa de automóveis e de documentação, sendo averiguado cada item de identificação veicular e analisada a autenticidade dos dados obtidos pelos profissionais de segurança pública durante o processo de inspeção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário