quarta-feira, março 30, 2011

Dicas para os candidatos que vão fazer as provas dos Correios

Depois de um processo seletivo cancelado pela Justiça, os Correios finalmente lançaram na semana passada os novos editais e iniciaram as inscrições para o preenchimento de 9.190 vagas, em dois concursos distintos: um para 8.346 postos de carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo e outro para 844 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. As provas estão previstas para maio e, embora o tempo seja curto, ainda dá tempo para os candidatos se prepararem.

Antes de qualquer coisa, aconselham os especialistas da área, é preciso ler o edital com atenção para conhecer as novas regras do concurso. O candidato que estava se preparando para o concurso de 2010, com 6.565 vagas, deve, agora, identificar quais são as matérias que tem maior dificuldade e, com isso, se dedicar um pouco mais a estas disciplinas, diz Paulo Estrella, da Academia do Concurso. O candidato pode ter essa noção fazendo provas anteriores dos Correios, mesmo sendo de outras bancas, ou fazendo provas de português, informática e matemática - matérias específicas para quem vai concorrer aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo - disponibilizadas pelo Cespe/UnB e que tenham o conteúdo programático parecido.

Rosângela Cardoso, coordenadora pedagógica da Degrau Cultural, ressalta ainda que, além de rever os conteúdos já estudados anteriormente, o candidato deve concentrar esforços nos tópicos inseridos pelo novo programa.

Carlos Eduardo Guerra, diretor do Centro de Estudos Guerra de Moraes, por sua vez, acredita que não deverá haver mudanças significativas nas provas ministradas pelo Cespe/UnB, embora esta banca tenha como hábito anular uma questão certa a cada errada, fazendo com que o famoso "chute" seja um péssimo negócio:

- O ideal é elaborar um roteiro com tópicos que ainda não foram muito assimilados e dedicar-se a eles. Para quem já viu a teoria, agora é a vez dos exercícios.

Os dois especialistas ressaltam que as disciplinas dos Correios têm o mesmo peso e, sendo assim, o candidato deve focar naquelas que tem maior dificuldade, organizando seus estudos a partir daí. Disciplinas como português são sempre as que merecem atenção especial, alerta Guerra.

Ele ressalta que aqueles que vão concorrer às vagas para carteiro ou operador de triagem e transbordo não devem deixar de lado a preparação física, já que para os dois cargos serão cobrados testes físicos na segunda etapa do concurso, que é eliminatória.

As dicas dadas ao candidato que já estava estudando servem também para aquele que vai começar a estudar agora, a partir da publicação dos novos editais:

- Ambos têm que identificar quem é seu inimigo. O candidato que já estava estudando não vai pegar nenhum estudo teórico de forma muita intensa, pois através das questões ele vai aprendendo e conseguindo avançar na preparação. O candidato que começa agora vai precisar estudar a teoria desses conteúdos - afirma Estrella.

Segundo ele, como o candidato irá fazer a divisão do tempo de estudo vai depender da dificuldade que ele encontrará em cada disciplina.

- Esse é um dos poucos concursos que o conteúdo programático permite um estudo intensivo com a saída do edital, dando ao candidato a possibilidade de aprovação - completa.

Para quem vai concorrer às 844 vagas do segundo edital, 41,6% da prova é composta pelos conhecimentos básicos, que são português, informática, inglês e administração pública. Os outros 58,3% da prova são de conhecimentos específicos de cada um dos cargos. Desta forma, afirma Estrella, os candidatos desse último edital terão muito mais conteúdos a serem estudados do que os que vão concorrer aos três cargos oferecidos no primeiro edital, o que exigirá maior organização.

Fonte: D/O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário