segunda-feira, março 28, 2011

Hemonorte convoca doadores para repor bancos de sangue de todos os tipos

Os estoques de sangue do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) encontram-se em níveis baixos. No total, há 288 bolsas de todos os tipos sanguíneos, sendo o número necessário para um atendimento mais tranquilo de no mínimo 600 bolsas por dia. Inclusive as tipagens rotineiramente mais equilibradas (A e O positivos) estão em situações preocupantes, com um estoque de 50 bolsas do tipo O positivo e de 143 de A positivo.

Segundo a diretora do Hemonorte, Linete Medeiros Rocha, esse quadro se deve, sobretudo, ao fato de a unidade móvel de coleta se encontrar em manutenção. Essa unidade é responsável por recolher diariamente cerca de 20 a 30 bolsas por dia. Assim, a direção do órgão conclama a população para que, num ato de solidariedade, compareça à sede do órgão ou ao posto de coleta da zona norte de Natal, para doar sangue. De acordo com a diretora, as bolsas atendem tanto a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto da rede particular.

O atendimento para doação de sangue ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h20. Como requisitos para o ato, o doador deve fazer antes uma alimentação leve e dormir pelo menos 6h na noite de véspera. Além disso, é necessário ter acima de 50 kg, estar entre 18 e 65 anos de idade e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. O procedimento de doação dura de 5 a 10 minutos e não oferece nenhum risco à saúde. São 500 ml de sangue que podem ajudar de três a quatro pacientes.

SERVIÇO:
Sede do Hemonorte – Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800. Tirol.
Posto de Coleta da zona norte de Natal – Av. Paulistana – Panatis (Casa da Cidadania).

Nenhum comentário:

Postar um comentário