O Rio Grande do Norte é o 21º estado em número de casos de Aids em adultos no Brasil. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os dados foram contabilizados pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Sesap, através do boletim epidemiológico anual que apresenta um retrato da epidemia da Aids no RN, além dos casos de sífilis e hepatites, entre janeiro de 2000 a dezembro de 2010.
Nesse período foram contabilizados 2.723 casos de Aids em adultos no estado e 697 casos de óbitos, sendo 69% para homens e 31% para mulheres. De acordo com o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, cerca de 60% dos casos de Aids registrados no RN estão concentrados na Região Metropolitana de Natal. Os dados apontam que a doença atinge principamente homens na faixa etária dos 25 aos 49 anos de idade.
O secretário estadual de saúde, Domício Arruda, garante que o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais no RN é atuante. Ele acredita que os números do estado estão dentro do comportamento brasileiro. "Nossa média é igual a brasileira. Oferecemos atendimento especializado no Hospital Giselda Trigueiro, inclusive com a distribuição de medicamentos, além de participarmos de todas as campanhas realizadas", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário