Um par de óculos de Lampião, em ouro 16 quilates, desapareceu do Museu da Cidade, em Serra Talhada - cidade localizada a 418 quilômetros de Recife, Pernambuco. A peça histórica sumiu no fim de semana, durante o horário de visitação, segundo confirmou Tarcísio Rodrigues, presidente da Casa da Cultura, responsável pelo museu.
O delegado de Serra Talhada, Washington Alves Monteiro, instaurou inquérito na manhã desta quinta-feira para investigar quem são os responsáveis pelo furto. Ele informou que está com uma equipe em campo e que já tem um suspeito, mas não quis detalhar informações para não prejudicar as investigações. Os óculos eram a única peça que pertenceu de fato ao cangaceiro, entre as 800 que compõem o acervo do museu, que tem uma grande parte dedicada ao cangaço, e que possui relíquias da época, mas que pertenceram a outros cangaceiros, como Sabino e Sabonete.
Os óculos de Lampião já foram alvo de um documentário do canal a cabo History Channel, quando foi autenticado como legítimo e reconhecido como tendo sido de propriedade do "rei" do Cangaço. Ele teria deixado mais duas peças, uma das quais integra a coleção particular do pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, autor de "Os Guerreiros do Sol" e "Estrelas do Couro, A Estética do Cangaço". A outra peça estaria em Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário