O Estado do Rio Grande do Norte apresentou aumento de 7% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011. Este ano, 21.982 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 20.601. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 10.654 mamografias, o que representa 10% a mais que no passado, quando foram feitas 9.729 exames.
“A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. Os dados mostram que estamos firmes no objetivo de compor um conjunto de ações para melhorar a saúde da mulher, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Queremos garantir serviços de qualidade no Sistema Único de Saúde”, complementa.
O Rio Grande do Norte possui 45 mamógrafos para atender a população. Além de quatro Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACOM), e serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país.
Em 2012, o Ministério da Saúde investiu R$ 992,8 milpara a realização dessas mamografias, 7% a mais que em 2011, quando foram gastos R$ 930,7 mil, no mesmo período no estado potiguar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário