quarta-feira, janeiro 23, 2013

Alzheimer pode estar relacionado a traumas cranianos, diz neurologista.

O diagnóstico de doença de Alzheimer do ex-boxeador José Adilson “Maguila” Rodrigues dos Santos, de 54 anos, pode estar relacionado a traumas cranianos repetitivos, conforme explica o neurologista Dr. Ivan Okamoto, coordenador do Setor de Neurologia do Instituto da Memória da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Traumas cranianos importantes podem estar relacionados ao Alzheimer, mas a idade é o principal fator de risco da doença. Como envelhecer é algo natural do organismo, pode-se dizer que o Alzheimer é um problema de saúde muito prevalente na terceira idade, especialmente por causa do aumento da expectativa de vida da população.

O Alzheimer, conforme explica o médico, é uma doença que costuma aparecer, na maioria dos casos, a partir dos 60 anos e tem como principal sintoma a perda de memória.

— É um esquecimento que passa a interferir no dia a dia do paciente, ou seja, ele esquece a panela no fogo, não paga as contas em dia e assim por diante. Além disso, pode haver alterações de comportamento, como depressão, irritabilidade, agressividade, insônia ou euforia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário