quinta-feira, maio 02, 2013

Papa Emérito Bento XVI volta ao Vaticano.

Um só Vaticano, dois Pontífices. Nesta quinta-feira, pela primeira vez o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI rezaram juntos dentro dos muros da Cidade do Vaticano, na capela do mosteiro Mater Ecclesiae, que agora servirá como residência a Joseph Ratzinger. 

Bento XVI voltou ao Vaticano de helicóptero nesta quinta-feira, após mais de dois meses de reclusão na residência pontifícia de Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma. Ele foi recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Em seguida, Bento XVI foi, de carro, para o mosteiro, onde o Papa Francisco deu as boas-vindas, de acordo com a Santa Sé. Eles rezarem por um breve momento na capela do mosteiro. Esse foi o segundo encontro oficial dos dois Pontífices, sendo que o primeiro ocorreu em 23 de março.

Bento XVI deverá morar no Mater Ecclesiae com o arcebispo George Ganswein, seu ex-secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia. O quarto de hóspedes ficará à disposição do irmão, Georg Ratzinger, de 89 anos. O convento é perto da residência Santa Marta, onde mora o Papa Francisco.
Bento XVI vai usar o primeiro andar do Mater Ecclesiae. O teto do mosteiro, que continha goteiras e vazamentos, foi restaurado. Também foram modificados alguns cômodos para criar um escritório de trabalho para Joseph Ratzinger.

O Papa Emérito se dedicará à oração e a atividades como leitura, música e passear pelos jardins do Vaticano. Sobre o estado de saúde do ex-líder da Igreja Católica, o porta-voz Federico Lombardi disse nesta semana que ele “é um homem idoso, enfraquecido pela idade, mas sem nenhuma doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário