O presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, recorreu a
anúncios pagos nas edições deste domingo de diversos jornais dos Estados
Unidos e do Reino Unido para pedir desculpas pelo escândalo envolvendo a
consultoria Cambridge Analytica, que fez a rede social perder quase US$
50 bilhões em valor de mercado na última semana.
As políticas de privacidade do Facebook vêm sendo alvo de fortes
críticas após a veiculação da notícia de que a empresa de análise de
dados Cambridge Analytica, que trabalhou para a campanha presidencial de
Donald Trump nos EUA em 2016, obteve dados de usuários da rede social
de forma irregular. A consultoria teria criado grupos de perfis
psicológicos como estratégia para influenciar como americanos votariam e
pensariam sobre política.
Os anúncios assinados por Zuckerberg dizem que as informações de
milhões de pessoas foram obtidas há quatro anos por um pesquisador da
Universidade de Cambridge a partir do questionário de um aplicativo.
“Essa foi uma quebra de confiança e peço desculpas por não termos feito
mais (a respeito) na época Estamos agora tomando medidas para garantir
que isso nunca mais aconteça”, afirma o texto do material.
Zuckerberg escreve ainda que o Facebook suspeita “que haja outros”
aplicativos coletando dados de forma irregular. “Quando os acharmos,
vamos bani-los e avisar a todos (os usuários) que foram afetados.”
Entre os jornais em que os anúncios foram publicados estão o New York
Times e o Washington Post, nos EUA, e o Sunday Times e o Sunday
Telegraph, no Reino Unido.
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