sexta-feira, setembro 10, 2021

Guedes diz que 'barulho político' pode desacelerar crescimento econômico.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (10) que o barulho político registrado nos últimos dias pode afetar o ritmo de crescimento da economia brasileira, gerando uma desaceleração.

"A pergunta é se poderia todo esse barulho sobre instituições e democracia atrapalhar essa bem posicionada economia. Minha resposta é: isso poderia gerar muito barulho, isso poderia desacelerar o crescimento, mas não mudaremos a direção [na economia]. Interrompemos a rota errada. Estamos de volta aos negócios", declarou, em evento transmitido pela internet.

Segundo analistas ouvidos pelo G1, discurso de caráter golpista do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações de 7 de Setembro elevou o grau de incerteza na economia a um novo patamar, prejudicando assim a retomada da economia.

As ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a integrantes da Corte, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, repercutiram no mundo político e econômico.

Em 8 de setembro, o Ibovespa teve queda de 3,78%, a 113.413 pontos, e o dólar subiu. Na quinta-feira (9), porém, a bolsa de valores deu um salto após o presidente Jair Bolsonaro divulgar uma "Declaração à Nação" em que recua das ameaças golpistas. 

De acordo com o ministro Paulo Guedes, o barulho está "muito alto" neste momento, por conta das manifestações registradas em 7 de Setembro. Ele acrescentou, porém, que houve apenas uma "celebração pacífica da democracia", pois não foram registrados atos de violência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário