sexta-feira, julho 05, 2013

Cardiologistas pedem exoneração da UTI do Walfredo Gurgel.

Cinco cardiologistas pediram exoneração ontem (4) do Hospital Regional Walfredo Gurgel, onde atuavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O motivo alegado para o pedido coletivo, segundo a carta assinada pelos profissionais, é a falta de condições de trabalho, geradora da “insatisfação e desgaste coletivo que a equipe enfrenta no decorrer dos anos”.
 
Assinaram o documento os médicos George Cobe Fonseca (coordenador da UTI cardiológica), Cristiane Guedes Pita, Luciano Pilla Pinto, Rodrigo Lopes de Sousa e Stefferson Luiz Melo Duarte.A UTI cardiológica do Walfredo Gurgel é a única na rede pública do Rio Grande do Norte.
 
O fechamento da unidade cardiológica é mais um sintona do caos vivido na área da saúde pública do Rio Grande do Norte durante a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O problema se arrasta há anos, mas foi aprofundado na atual administração estadual, como vem denunciando o deputado Fernando Mineiro (PT).  
 
Os médicos relataram, entre outros problemas, a falta de abastecimento na referida unidade cardiológica. “Faltar antibióticos pode ser considerado gravíssimo, pois a quantidade que tínhamos dava apenas para metade do tratamento. Em se tratando de antibióticos é uma situação séria, porque, em um tratamento incompleto, a bactéria termina se fortalecendo”, explicou a cardiologista Cristiane Pita.
 
De acordo com os cardiologistas, é comum os médicos intensivistas saírem da UTI para fazerem atendimentos no pronto-socorro, em outro prédio do hospital, o que é completamente inadequado para esse tipo de profissional.
 
“Os cardiologistas passaram em concurso público há quatro anos e não têm mais ânimo para continuar. Colocaram todos os problemas em livro de ocorrência, mas nada foi providenciado”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário