quarta-feira, janeiro 01, 2014

Papa afirma que todos são responsáveis por riqueza e miséria nas cidades.

O papa Francisco advertiu ontem terça-feira, dia 31, que a maior responsabilidade do contraste entre riqueza e miséria nas grandes cidades é das autoridades públicas, "mas também cada um de nós é corresponsável, no bem e no mal".  

Aos 77 anos, ele chegou a pé até a cadeira pontifícia, onde, pela primeira vez presidiu na Basílica de São Pedro, como é habitual a cada 31 de dezembro, as Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima e, em seguida, a exposição do Santíssimo Sacramento e o canto do tradicional hino 'Te Deum', em agradecimento pela conclusão do ano de 2013. 

A tradição começou com o papa Paulo VI em seu "Marialis Cultus". Após o canto dos salmos, Francisco fez seu discurso na lotada Basílica de São Pedro diante de cardeais, bispos e autoridades civis e religiosas e com a presença do consistório romano.

Na primeira parte do discurso, Francisco fez uma retrospectiva de 2013 e aconselhou que os católicos guardem, "como em um cesto", os dias, as semanas e os meses vividos, para oferecer tudo ao Senhor. Além disso, pediu que se questionem como viveram o tempo que o Senhor os proporcionou, se o usaram para interesses próprios ou se souberam usá-lo para o bem dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário