Dinheiro ou cartão? Telefone. Depois da regulação do sistema de
pagamento móvel pelo governo brasileiro, os bancos começam a investir
para que os clientes possam responder à pergunta sobre a forma de
pagamento com essa opção.
Nos últimos cinco anos, a utilização de telefones celulares e outros
dispositivos móveis em transações bancárias saltou 2.275% segundo dados
consolidados pelo Banco Central (BC). O crescimento supera o atendimento
pela internet, que aumentou 135% no período e responde atualmente por
40% das operações realizadas.
O BB anunciou que seus clientes podem substituir o cartão físico
tradicional pelo celular em algumas situações quando for mais prático do
que o plástico. Funciona assim: o lojista informa a opção de pagamento e
o valor da compra na máquina. Em seguida, em vez de entregar o cartão
ao lojista, o cliente seleciona no smartphone qual cartão deseja
utilizar e a forma de pagamento (débito ou crédito). Para finalizar a
compra, basta aproximar o celular de uma maquina que tenha leitor sem
contato, digitar a senha do cartão para, em seguida, o comprovante ser
emitido. Toda a transação acontece em um único aplicativo do banco. Para
compras abaixo de R$ 50, às vezes nem é exigida a senha para autorizar o
pagamento.
O vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Raul Moreira, estima
que 1 milhão de clientes ao longo deste ano passarão a utilizar o
celular para fazer pagamentos em lojas dos 10 milhões usam o cartão de
crédito todo mês.
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