segunda-feira, outubro 12, 2015

Jovem natalense conquista vaga para estudar medicina na Rússia.

A potiguar de 20 anos, Julyana Lima de Oliveira, começará a caminhar rumo ao sonho de se tornar médica. A jovem vai cursar medicina na KSMU – Universidade Médica Estatal de Kursk, que é uma das dez melhores da Rússia.

Julyana já é formada em relações internacionais e estava cursando direito, mas desistiu para estudar medicina, sua verdadeira paixão. “Meu pai é médico e eu e minha irmã sempre o acompanhamos no hospital e na maternidade. Então o amor pela profissão cresceu naturalmente. Acabei cursando relações internacionais. Mas a vontade de ser médica falou mais alto e trancar o curso de direito para focar no sonho de fazer medicina foi inevitável”, afirma Julyana

A jovem sempre contou com o apoio da família e a ideia de cursar medicina na Rússia veio do próprio pai. “Ele tem alguns colegas médicos formados por lá. No começo demorei um pouco para pesquisar sobre o curso, mas assim que fiz foi fácil tomar uma decisão. Estudar na Rússia tem muitas vantagens, primeiro pelo custo beneficio, segundo pelo diploma ter validade em toda Europa, além do reconhecimento e qualidade das faculdades russas em todo o mundo”, explica a estudante que iniciou a vida acadêmica aos cinco aos de idade.

Animada com a viagem e o novo estilo de vida, Julyana ainda não se decidiu se após a graduação continuará na Europa ou irá voltar para o Brasil.

“Tenho o sonho de trabalhar no “Médicos Sem Fronteiras”, mas depois creio que só o tempo dirá. Minha família toda está no Brasil, mas claro que exercer a profissão no exterior  seria uma opção maravilhosa”, pondera a estudante que já cursou dois meses de russo para não chegar ao país sem nenhum conhecimento da língua.

Mesmo com a alta do dólar, cursar medicina na Rússia ainda é um ótimo investimento. Isso porque o governo russo subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente o custo do curso. O semestre lá sai por aproximadamente US$ 3100, incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário