A Caixa Econômica Federal lidera, pelo
terceiro mês seguido, o ranking de reclamações de clientes bancários. Em
setembro, o Banco Central (BC) recebeu 842 reclamações contra a
instituição consideradas procedentes.
Segundo o BC, a maioria das queixas
contra a Caixa são de irregularidades relativas a integridade,
confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e
serviços de cartões de crédito.
Para fazer o ranking, as reclamações são
divididas pelo número de clientes da instituição financeira que
originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o
índice, que representa o número de reclamações de cada instituição
financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.
No caso da Caixa, o índice ficou em
10,88. Em seguida, vem o Bradesco, com índice em 9,28. Em terceiro lugar
ficou o Itaú, com 7,69. No ranking estão as instituições financeiras
com mais de 2 milhões de clientes.
A maioria das reclamações registradas em
setembro foi relacionada à restrição de portabilidade de operações de
crédito consignado, com 435 casos considerados procedentes. Em seguida
estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade,
segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações e serviços
relacionados a cartões de crédito (411 casos). Em terceiro lugar ficaram
as queixas relativas a débito em conta de depósito não autorizado pelo
cliente, com 293 situações.
Em nota, a Caixa disse que avalia todas
as reclamações registradas no Banco Central, procedentes ou não, assim
como as demandas dos clientes nos canais do banco, como Serviço de
Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria. “A redução das reclamações e o
aumento da solução nos canais externos e internos são prioridades do
banco”. O banco diz ainda que “constantemente adota medidas para
aprimorar o atendimento, produtos e serviços, para garantir a satisfação
dos clientes”, acrescentou.
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