sábado, outubro 17, 2015

Saguis dão pistas visuais de gravidez, conclui estudo da UFRN.

Já é sabido que a comunicação animal se baseia em sinais acústicos, químicos, comportamentais e visuais, mas será que é possível detectar uma gravidez pela cor ou luminância da pele? Pesquisadores do Instituto do Cérebro (ICe) e do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em trabalho com alunos da Pós-graduação em Psicobiologia, constataram que saguis, que são primatas neotropicais, percebem por meio de pistas visuais que as fêmeas de sua espécie estão gestantes.

De acordo com a professora do ICe, Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, o questionamento sobre a possibilidade de perceber uma gestação por sinais visuais começou ainda na década de 1990 até chegar a este estudo realizado pela primeira vez com saguis. “Buscamos observar se as fêmeas dominantes emitiam sinais visuais para as fêmeas subordinadas e para os machos, sinalizando a sua gravidez”, explica.

Ainda segundo a pesquisadora, a necessidade de sinalizar uma gravidez para os membros da espécie se dá por questões de sobrevivência e reprodução, pois os machos precisam se preparar fisicamente, inclusive, ganhando peso para cuidar do filhote. Além disso, poderia ser uma forma de a fêmea dominante sinalizar para a fêmea subordinada a sua gestação, com possibilidade de inibir a gestação da mesma no grupo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário