Os distúrbios de aprendizagem acometem de 5 a 15% de crianças em idade
escolar, em diferentes idiomas e culturas, sendo os específicos em
leitura e escrita altamente prevalentes. O dado é do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2015), publicação da American Psichiatric Association.
Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da
criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Os
distúrbios podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de
leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.
Para alertar e colocar este assunto em debate também entre a
população, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove neste
mês a campanha Junho Púrpura - Distúrbios de Aprendizagem: conhecer,
perceber, enfrentar. O objetivo é levar dados e atualização aos
pediatras sobre o aprendizado, suas dificuldades e distúrbios.
“Precisamos trazer o problema para o consultório e não deixá-lo
apenas na escola e, dessa forma, contribuir para uma orientação aos
pais, esclarecendo dúvidas e ajudando as famílias na difícil escolha dos
especialistas ou profissionais que devem procurar”, afirmou a
presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da SPSP e
coordenadora da campanha, Renata Di Francesco.
Segundo o coordenador de campanhas da SPSP, Claudio Barsanti, a
conscientização dos profissionais de saúde para a questão é fundamental.
“O quanto antes a causa dos distúrbios for detectada, melhor. Dessa
maneira, serão realizadas as intervenções necessárias para que essas
crianças possam ter um diagnóstico e encaminhamento adequados”.
Barsanti explicou que sinais como alterações na percepção, escuta,
visão, entre outros, devem ser observados e tratados o mais rapidamente
possível. “Os profissionais devem estar atentos nesse sentido, pois o
tratamento adequado precoce fará toda a diferença no futuro dessas
crianças”, ressaltou.
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