O Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) lançou hoje (5) um
programa para avaliar a periculosidade das rodovias brasileiras e
reduzir o risco de acidentes. O programa, adotado internacionalmente,
foi chamado no país de BrazilRAP.
“É um método que identifica os pontos de possíveis acidentes e
aponta as medidas que devem ser executadas para evitar que eles
ocorram”, disse o diretor de Planejamento e Pesquisa do órgão, Luiz
Guilherme Rodrigues de Mello.
O BrazilRAP será implantado em parceria com agências governamentais
estaduais, bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, ONGs de
segurança rodoviária e indústria, tendo a Federação Internacional de
Automobilismo (FIA) como patrocinador.
“O BrazilRAP visa tornar o país livre de estradas de alto risco por
meio da implantação da metodologia IRAP. Com esta metodologia, já
utilizada em mais de cem países, depois do levantamento da imagem das
rodovias e de sua codificação, são propostas contramedidas para correção
dos pontos sensíveis identificados e realizado um plano de
investimentos para implementação das soluções propostas”, informou o
DNIT.
A metodologia classifica as rodovias por estrelas, de um a cinco,
conforme respectivos padrões técnicos de segurança. As vias de cinco
estrelas são as mais seguras, enquanto as vias de uma estrela são as
menos seguras. Entre os fatores analisados estão a existência de
travessias de pedestres e calçadas, velocidade de tráfego que prevalece
na via, rotatórias, separação de tráfego por canteiro central, via
atenuadoras de impacto.
Para permitir a implantação, será criado um conselho que, além do
Dnit, contará com a participação de representantes do Ministério da
Infraestrutura, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT,
Polícia Rodoviária Federal, departamentos estaduais de estradas de
rodagem, associações e representantes da Academia.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura, uma das
primeiras etapas da implementação é o levantamento da situação dos 55
mil quilômetros de rodovias no pais, sob a responsabilidade do órgão,
até o primeiro semestre de 2020.
No segundo semestre, será feita a complementação do levantamento e
a codificação da situação das rodovia. A previsão é que a análise seja
finalizada no final do primeiro semestre de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário