quinta-feira, abril 01, 2021

França anuncia lockdown nacional de 3 semanas.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou ontem 4ª feira (31.mar.2021) que o pais entrará em lockdown nacional a partir de sábado (3.abr.2021) por causa da pandemia da covid-19. As restrições durarão pelo menos 3 semanas. Em regiões mais afetadas, serão 4 meses de paralisação.

Neste período, escolas e creches ficarão fechadas. O comércio considerado não essencial também não poderá abrir. O toque de recolher imposto em dezembro seguirá desde às 19h. Estas restrições já estão sendo aplicadas em Paris em regiões próximas à capital.

“Devemos fazer um esforço adicional […] Nenhuma região está protegida contra este vírus”, disse Macron em entrevista à imprensa nesta 4ª feira (31.mar).

O presidente francês relutou por meses em adotar o 3º lockdown em todo o território. No começo, isolou Paris, excluindo-a dos bloqueios em prol da economia. Depois, inverteu a lógica. Agora, enfim, reconheceu a presença de uma nova onda do coronavírus e fechou o país. “Não devemos entrar em pânico […] Não perdemos o controle”, ressaltou Macron.

A França tem uma das maiores taxas de infecção da Europa atualmente, junto à Itália, que lidera a lista. Estão na contramão do progresso do Reino Unido, que na 2ª feira (29.mar.2021) retirou grande parte das restrições de circulação e distanciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário