O assunto foi tema de debate hoje (16) no 18º Fórum Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação. Após mais de um ano de pandemia, os
gestores discutem, no evento, os impactos nas escolas, além de
estratégias para retomar um ensino de qualidade.
“Tivemos plataformas diferentes, metodologias diferentes para enfrentar a
pandemia e, se não tivesse a BNCC, quando terminasse a pandemia, não
teríamos nenhum nexo no trabalho feito neste país. A gente só vai
conseguir sair inteiro porque tem a BNCC. Se não existisse, não sei o
que aconteceria, o retrocesso depois seria maior do que o que estamos
prenunciando aqui”, disse o vice-presidente da União dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira da Costa, que é
dirigente municipal de Educação de Senador Canedo, em Goiás.
A BNCC foi aprovada pelo Brasil em 2017 para os ensino infantil e
fundamental e, em 2018, para o médio. A partir da base, estados,
municípios e escolas deveriam definir os currículos de cada localidade e
a forma que se daria essa implementação. A BNCC entrou em vigor em 2019
para o infantil e o fundamental, e a previsão é que passe a vigorar em
2022 para o ensino médio.
A implementação da BNCC foi também impactada pela pandemia. Para a
presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena
Guimarães, o foco agora deverá ser nos objetivos de aprendizagem
essenciais. “A ampliação do tempo na escola, complemento de atividades
presenciais com não presenciais devem ser, sim, prioridade em todas as
nossas escolas, com muito cuidado, muita paciência, muita resiliência.
Estamos enfrentando agora mais um momento de transição”, afirmou.
quinta-feira, setembro 16, 2021
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ajudar as escolas de todo
o país a recuperar os atrasos na aprendizagem causados pela pandemia de
covid-19. A BNCC define o mínimo que deve ser ensinado tanto nas
instituições públicas quanto nos estabelecimentos privados de todo o
país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário