segunda-feira, julho 04, 2022

Pão de queijo de 2 jeitos diferentes: com coalhada e recheado.

O pão de queijo é um patrimônio do Brasil. Existem os modos mais tradicionais de se preparar o original, mas também adaptações que fazem esse quitute ainda mais brasileiro. O acompanhamento perfeito do cafezinho ganha duas versões para você fazer em casa: um deles é recheado com o queijo prato, já o outro, leva coalhada na sua composição. Ambos são fáceis de se preparar e não exigem ingredientes além do convencional. Veja as receitas.

Pão de queijo com coalhada.

Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de sal
1 kg de polvilho doce
100 g de queijo ralado
5 ovos
Suco de 1 limão
Aproximadamente 1/2 litro de coalhada ou o suficiente para dar o ponto de enrolar

Modo de preparo
Ferva o óleo com a água e o sal e escalde o polvilho. Espere amornar, acrescente o queijo e os ovos e mexa bem. Adicione o limão e vá acrescentando a coalhada aos poucos, enquanto mistura, até dar o ponto de enrolar (não deixe a massa muito dura).

Enrole os pães de queijo e disponha em assadeiras, mantendo espaço entre eles. Asse em forno médio pré-aquecido (180 ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourarem.

Pão de queijo recheado

Ingredientes
1 xícara de queijo prato (tipo lanche) cortado em cubinhos
1 pacote de queijo parmesão ralado (100g)
1 xícara de leite integral
3/4 de xícara de polvilho azedo
1 ovo
1/4 de copo de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture o polvilho, o leite integral, o azeite, o ovo, o sal e o queijo ralado. Bata a mistura no liquidificador. Depois, unte forminhas pequenas com um pouquinho de azeite. Despeje uma parte dessa mistura nas forminhas (pouco, apenas para formar a base).

Em seguida, coloque os cubinhos de queijo prato (lanche) nas massas (será o recheio). Cubra com mais uma parte da massa. O importante é não encher muito as forminhas para que, ao assar, não transborde.

Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos, ou até que os pães fiquem dourados e firmes por cima. Sirva ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário