São milhares de pessoas e diversas instituições engajadas nas várias fases de preparação do Enem. Conheça um pouco do passo a passo da realização do maior exame de ingresso no ensino superior do Brasil.
O Enem é composto por uma prova de redação e quatro provas com 45 questões objetivas cada: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelas provas, a preparação de uma edição do Enem começa antes mesmo da última edição ser finalizada.
Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. Após escritos, os itens passam, então, por revisores e depois por especialistas do Inep.
Finalmente, os itens são pré-testados em aplicações feitas em escolas pelo país. O processo é sigiloso e os estudantes não sabem que estão respondendo a possíveis questões do Enem. Com a aplicação, avalia-se a dificuldade, o grau de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso da questão. Os itens aprovados passam a compor o BNI, que fica disponível para aplicações futuras do Enem.
Para ter acesso ao BNI, é preciso seguir um
protocolo de segurança. Todos os servidores e colaboradores com
autorização de acesso aos itens assinam termos de sigilo e
confidencialidade. O BNI fica no Ambiente Físico Integrado Seguro,
localizado na sede do Inep, em Brasília. O ambiente fica isolado, possui
salas com abertura somente com o uso de digitais e computadores sem
acesso à internet ou à intranet da autarquia. Todo o processo de
captação, elaboração e revisão de itens para compor o Enem e outros
exames do instituto ocorre nesse espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário