Representantes de municípios situados no estado potiguar e Paraíba se reuniram na sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) para debater a implementação de um parque eólico, na manhã de ontem quinta-feira (18). Durante o encontro foi discutido o impacto ambiental e elaboração do projeto realizado nos últimos 4 anos. Atualmente, o empreendimento se encontra na fase final de licitação e a estimativa é de geração de 1.550 empregos diretos.
Os municípios sensibilizados com o projeto no Rio Grande do Norte são: Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos e Parelhas. Já na Paraíba, estão incluídos: Pedra Lavrada, Picuí, Nova Palmeira e Frei Martinho.
O projeto ainda tem a previsão de implantação de 372 aerogeradores agrupados em três canteiros de obras. Paralelamente a implantação do complexo, haverá a implementação de 32 programas ambientais elaborados com a colaboração e participação da sociedade, dos órgãos fiscalizadores e das entidades de defesa do meio ambiente.
A importância de uma obra dessa envergadura vai além da compreensão da maior parte das pessoas. Cidades contempladas por projetos semelhantes tiveram sua economia potencializada, tendo dobrado de tamanho e em alguns casos triplicado. A prefeitura de alguns municípios hoje consegue pagar a folha só com o incremento de arrecadação de ISS. Certamente esses investimentos serão muito bem vindos numa região tão carente de geração de emprego e renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário