segunda-feira, junho 20, 2011

“Faltam pai e amor. Sobra TV”, dizem alunos do Rio em documentário.

Os integrantes do projeto Cinema sem Fronteiras estão produzindo um documentário sobre a realidade de alunos de escolas públicas municipais do Rio localizadas em áreas de risco. Eles perguntaram a 40 crianças dos 3º e 4º anos do ensino fundamental o que falta e o que sobra na vida delas. Metade respondeu que faltam "pai", "carinho" e "amor" e que sobram "televisão" e "roupa".

Segundo a psicóloga e professora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Angela Donato Oliva, essas respostas afastam os alunos dos valores impostos pelo mercado: da busca pelo consumo de bens materiais.

- É como se as crianças conseguissem rebater os valores sociais que o mundo moderno impõe e passassem a valorizar o aconchego e figuras importantes de apego.

As imagens que estarão no documentário que ainda não tem data para estrear foram feitas pelo professor de cinema André Freitas. Ele filmou os alunos dos Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) de Irajá e do Borel, na zona norte. As crianças registraram suas carências e mostraram os excessos por meio de desenhos.

Fonte: R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário