terça-feira, setembro 25, 2012

Primo do goleiro Bruno ganha liberdade e proteção especial.

Uma das principais testemunhas do sequestro, cárcere privado e morte de Eliza Samudio está de volta às ruas e sob proteção do Sistema Nacional de Assistência a Vítimas e Testemunhas. Jorge Rosa Sales, hoje com 19 anos, é primo do goleiro Bruno Fernandes e teria participado de todo o crime, desde quando Eliza foi trazida do Rio de Janeiro para Minas Gerais. Ele deixou o Centro Socioeducativo onde cumpria medida disciplinar por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio triplamente qualificado e a sequestro e cárcere privado.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou que Jorge terminou de cumprir a punição e ganhou liberdade na última semana. No entanto, o órgão não pode informar o dia em que ele deixou o Centro, para garantir a sua segurança.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), responsável pela administração dos Centros Socioeducativos, garantiu que o jovem já se encontra sob proteção especial do estado. A medida protetiva foi solicitada pelo advogado de Jorge, Eliézer Jônatas de Almeida Lima. Segundo o defensor, embora não tema queima de arquivo, é prudente que Jorge tenha sua integridade preservada.

Em 28 de agosto, Jorge compareceu ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH), para uma última audiência, presidida pela juíza Valéria da Silva Rodrigues, titular da Vara Infracional da Infância e Juventude. Ele foi ouvido por cerca de quatro horas, período no qual foi avaliado por uma equipe multidisciplinar. Audiências como esta eram realizadas periodicamente durante o tempo em que ele cumpriu a medida socioeducativa, que havia sido determinada em agosto de 2010 pelo juiz da Infância e Juventude de Contagem, Elias Charbil Abdou Obeid.

O primo do goleiro era adolescente quando Eliza Samudio desapareceu. A participação do garoto no crime foi denunciada à polícia por um tio, que teria ouvido os relatos dele sobre o caso. Jorge contou que ele e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, trouxeram Eliza do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário