quarta-feira, dezembro 26, 2012

Comer alimentos leves e dormir bem são hábitos essenciais antes de viajar.

O fim do ano vai chegando e muitas famílias aproveitam os dias de folga para viajar. No entanto, algumas pessoas costumam sentir dores, enjoos, inchaço e diversos outros desconfortos durante as viagens. Por isso, é importante se preparar antes de pegar a estrada para evitar esses problemas. Comer alimentos leves e dormir bem são alguns dos hábitos que ajudam a garantir uma viagem mais tranquila, como explicou o clínico geral Arnaldo Lichtenstein no Bem Estar desta quarta-feira (26).

Essa preparação é ainda mais importante se a duração da viagem for longa. Como o corpo padece durante o caminho, nesse caso, o ideal é começar a se preparar cinco dias antes. Pessoas que têm o intestino preso devem tomar ainda mais cuidado e ingerir bastante fibra antes de viajar para tentar regular o funcionamento. Já quem costuma sentir enjoo nas viagens, a principal dica é não sair de estômago vazio - comer um carboidrato, como um pão de queijo, ajuda a manter a glicemia alta. Para se proteger, é importante também evitar leitura e jogos de celular durante o caminho. Se quiser, a pessoa pode tomar um remédio para aliviar.

Caso nada funcione, a dica é sentar no banco da frente, encostar o corpo todo no banco e deixar a cabeça levantada. Olhar para a estrada ajuda a diminuir o enjoo, por isso quem está dirigindo raramente tem problemas. Se não der para sentar na frente, olhar a paisagem pela janela e se distrair ouvindo música também ajuda. Outro problema comum ao viajar é a pressão no ouvido durante a passagem pela serra ou no avião. Nesses casos, a recomendação é abrir a boca várias vezes, como se estivesse bocejando, ou mascar um chiclete para aliviar a dor.

Seja no carro, avião ou ônibus, é importante também sempre se movimentar, como alertou o nefrologista Décio Mion. Levantar e mexer as pernas ajuda a bombear o sangue para o corpo e evitar a trombose, distúrbio vascular causado pela formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso ou artéria. Quem já tem problema circulatório, deve usar meias de compressão, como mostrou o cirurgião vascular Kasuo Miyake.

Fora todos esses cuidados, é importante sempre lembrar da segurança. Usar o cinto, inclusive nos bancos de trás, e colocar as crianças nas cadeirinhas ou assentos adequados é uma medida obrigatória que pode salvar vidas e garantir uma boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário