terça-feira, maio 21, 2013

Saques do Bolsa Família foram 5 vezes maiores no sábado, diz ministra.

A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disse nesta terça-feira (21) que a quantidade de saques do Bolsa Família realizados no último sábado (18) foi cinco vezes maior que a média registrada nos sábados.

Segundo informações da assessoria do ministério, a quantidade média de saques realizados aos sábados é de 100 a 200 mil. No último sábado, porém, quando houve rumores de que o benefício seria suspenso, o número de saques foi de 500 mil. No domingo, houve 400 mil saques, ainda de acordo com assessoria.

Os cerca de 900 mil saques feitos durante o final de semana contabilizaram R$ 152 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal. O boato, que teve início no sábado, levou milhares de beneficiários a procurar no final de semana lotéricas e agências da Caixa, o que gerou filas e tumultos em pontos de saque em 12 estados.

Após participação no programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação, a ministra disse que o governo estuda formas de se comunicar mais rapidamente com os beneficiários, especialmente durante os finais de semana, quando as agências bancárias estão fechadas.

“Como a gente nunca tinha tido essa situação, que é um volume cinco vezes maior, detectando isso mais rapidamente, a gente pode atuar ajudando essas famílias a ter informação”, disse.
O governo, conforme disse, estuda enviar mensagens de celular aos beneficiários. “Uma coisa que nós começamos ontem a avaliar, por exemplo, é enviar mensagens para as famílias no telefone celular”, afirmou a ministra.

Tereza Campello disse ainda que a população pode entrar em contato com o governo, em busca por informações, por meio do telefone 0800 707 2003.

“É importante que a população, antes de entrar em desespero como aconteceu no final de semana, pode ligar para nossa central de atendimento, pode entrar nos nossos sites, já que muito se espalhou através das redes sociais, ou seja, era gente que estava tendo acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário