terça-feira, maio 21, 2013

TV que divulgou suposto exorcismo pede desculpas ao Papa.

O diretor da emissora da Conferência Episcopal Italiana, a TV 2000, pediu desculpas nesta terça-feira por ter divulgado que o Papa Francisco teria praticado um exorcismo em um jovem de cadeira de rodas após a missa de Pentecostes no último domingo. Em nota, Dino Boffo disse sentir muito pela TV ter alterado parcialmente a verdade dos fatos, mas ressaltou que a notícia é “metade verdade, metade mentira”, pois só quem pode dizer se houve um exorcismo é o próprio Pontífice. 

“Eu peço desculpas por ter alterado a verdade dos fatos e às pessoas que estavam envolvidas, principalmente ao Papa”, afirmou Boffo. “Eu não quero atribuir a ele uma ação que não teve intenção de realizar. Ontem autorizei a divulgação de uma notícia que era verdadeira, mas verdadeira só em parte e em parte não verdadeira, porque o Papa não se reconhece na palavra exorcismo.”

Boffo ainda acrescentou que “somente quem pratica um exorcismo pode dizer se está realizando o procedimento ou se está apenas abençoando um fiel.”

Mais cedo, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, assegurou que Francisco não havia realizado um exorcismo, mas sim orado por um doente.

“O Santo Padre não teve a intenção de realizar um exorcismo. Ele, como faz frequentemente pelas pessoas que estão doentes, rezou por alguém que sofria”, disse Lombardi, em nota.

De acordo com o jornal italiano “La Stampa”, o jovem que aparece nas imagens com o Papa é um mexicano que foi à Praça de São Pedro acompanhado pelo padre Juan Rivas, da Congregação dos Legionários de Cristo. O rapaz já teria sido submetido a uma sessão de exorcismo pelo padre Gabriele Amorth sem que fosse possível libertá-lo, pois se trataria de “uma possessão diabólica violentíssima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário