sexta-feira, dezembro 29, 2017

Movimento nos aeroportos da Infraero no período de festas deve crescer 4%

Até a próxima terça-feira (2), cerca de 3,8 milhões de pessoas devem circular pelos aeroportos da Infraero. O pico de movimentação nos terminais da rede, que começou na última sexta-feira (22), é 4% maior que o realizado no período passado, quando 3,6 milhões de viajantes circularam nos aeroportos da empresa.

Para toda a alta temporada, entre os dias 15 de dezembro próximo até 19 de fevereiro de 2018, depois do Carnaval, os 59 terminais da empresa deverão receber 21,9 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques.

Para o período, a empresa preparou um plano de ação para garantir a fluidez, o conforto e a segurança de quem vai viajar de avião, com a priorização das atividades de manutenção preventiva nos equipamentos dos aeroportos.

Desde o dia 15 de dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificou a fiscalização nos 13 principais aeroportos do país, na prestação dos serviços aeroportuários e de informações sobre os direitos e deveres dos passageiros.

É dever das empresas aéreas, por exemplo, informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, as companhias devem oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) para atrasos superiores a uma hora; alimentação, de acordo com o horário, para atrasos superiores a duas horas; e, para atrasos superiores a quatro horas, a empresa deverá oferecer hospedagem quando houver necessidade de pernoite.

De acordo com a Anac, caso o passageiro se sinta lesado, ele deve registrar sua reclamação, primeiramente, na empresa aérea, que pode ser por meio do site www.consumidor.gov.br. Pela ferramenta, o consumidor pode se comunicar diretamente com as companhias, que têm o compromisso de responder às manifestações em até dez dias. Se a empresa não estiver cadastrada na plataforma, o passageiro poderá registrar sua manifestação no sistema de atendimento da Anac.


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