sexta-feira, março 25, 2022

Rio de Janeiro ganha Centro de Inteligência Epidemiológica.

Foi lançado hoje (25) o Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para monitorar e divulgar indicadores de saúde pública. As informações serão disponibilizadas para consulta em um site, que deve entrar no ar na segunda-feira (28).

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, a experiência adquirida com o monitoramento da pandemia de covid-19 contribuiu para estruturar o novo centro.

“O objetivo do Centro de Inteligência é que a gente possa reunir e planejar todas as informações epidemiológicas da cidade. Colocar unidades sentinelas em todos os locais para colher amostras biológicas e identificar qual o tipo de vírus que está circulando na cidade, para que a gente possa agregar informações de atendimento dos prontuários eletrônicos de todas as unidades de saúde em tempo real, para saber se a gente tem algum aumento de transmissão de qualquer tipo de doença”.

Soranz explica que, além da covid-19, o CIE vai reunir informações sobre outras doenças infecciosas, crônicas e degenerativas, bem como o acompanhamento dado pela atenção primária de saúde.

“A dengue e as outras arboviroses são doenças que este centro também vai estar analisando. Está preparado para isso. Hoje, a gente tem um bom monitoramento das principais arboviroses, qual a circulação de mosquitos na cidade do Rio de Janeiro. Mas esse centro vai muito além disso, ele também acompanha o panorama epidemiológico de mortalidade, de nascidos vivos, então todo o processo de adoecimento que acontece na cidade para todas as doenças esse centro tem a capacidade de analisar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário