segunda-feira, julho 01, 2024

Jovens Parlamentares de 3 municípios do Mato Grande são diplomados.

Se os jovens de hoje são o reflexo do amanhã, as Câmaras de Vereadores dos Municípios deverão ter muito mais representação feminina. Elas foram maioria entre os eleitos e diplomados, 20 de 29. “As meninas, desde a primeira edição do Parlamento Jovem de João Câmara, são destaque nesse projeto. Uma delas foi Eduarda Mirelle, que fez parte da primeira edição e hoje está aqui como estudante de Direito e auxiliando na organização desse evento porque desde o início ela abraçou o projeto”, destacou em seu discurso a juíza Ticiana Nobre, diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-RN).

O evento, realizado nesta quarta (26) e organizado pelas Câmaras Municipais de João Câmara, Jandaíra e Galinhos, em parceria com a 10ª, 62ª e 52ª Zonas Eleitorais, foi realizado no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) de João Câmara. As cadeiras do lado direito do auditório foram reservadas para os 29 diplomandos, que estavam todos bem arrumados para a ocasião, todos de traje social – alguns emprestados ali, no momento da solenidade. 

Grande parte dos alunos vêm de escolas da rede pública de ensino, alguns das zonas rurais dos municípios, outros de comunidades indígenas. Para a realização das eleições na península de Galinhos, por exemplo, as urnas foram transportadas de barco.

Autoridades presentes

A juíza Ticiana Nobre, representou o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, que estava em reunião em Brasília. Em seu discurso, disse que o Projeto sempre terá o apoio do Tribunal através da Escola Judiciária Eleitoral, porque é de comum entendimento a importância cidadã das ações promovidas pelo Parlamento Jovem. “Além de João Câmara, Jandaíra e Galinhos, a EJE vem ajudando a executar o Parlamento Jovem nos municípios de Grossos, São Bento do Trairi, Serra Negra do Norte e Jardim de Angicos. E queremos poder apoiar mais municípios porque esse projeto é transformador”, declarou Dra. Ticiana

O juiz eleitoral da 62ª zona eleitoral Rainel Batista relembrou outras diplomações do projeto: “Eu venho hoje com a feliz lembrança do discurso de Ana Júlia, uma jovem que chegou calada ao auditório. E quando foi chamada para discursar, eu me vi emocionado e o desembargador Presidente do TRE-RN na época, Gilson Barbosa, também. Acho que nós devemos sempre apoiar de maneira incondicional esses projetos. Vocês verão que a política, como disse Platão, é a arte de governar para o bem comum. O bem comum é muito mais do que o interesse pessoal, é mais do que a soma das vontades individuais. É a única forma de induzir ao diálogo e atingir o bem da sociedade”, discursou o magistrado. 

Participaram da mesa das autoridades, a juíza Ticiana Nobre, diretora da EJE/TRE-RN representando o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves; o juiz da 62ª zona eleitoral, Rainel Batista; os chefes de cartório Fernando Campelo (10ª ZE), João Milton (62ª ZE) e Rebeca Almeida (52ª ZE); a advogada Irandy Angélica, presidente da OAB Seccional do Mato Grande; a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho; a diretora da 16ª DIREC, Romeika Priscila; o diretor-geral do IFRN Campus João Câmara, Matheus Tavares; os presidentes das Câmaras de Vereadores de João Câmara, Gilberto Honorato, de Jandaíra, Severino Mathias e de Galinhos, André Wallace; além do assessor parlamentar, ex-parlamentar jovem e coordenador do projeto em João Câmara, Marcos Junior. 

João Câmara

O assessor parlamentar e coordenador do Parlamento Jovem Camarense Marcos Junior, em seu discurso, enfatizou o potencial do projeto ao dizer que também já havia sido um Jovem Parlamentar há alguns anos, quando a Assembleia Legislativa lançou o projeto e o município implantou. O vereador Gilberto Honorato também enalteceu a participação dos jovens na política e o sucesso do Parlamento, que já vai em sua terceira edição.

Em João Câmara, os jovens eleitos e diplomados foram: Amanda Mirian Monteiro Sousa; Ana Letícia Andrade da Cruz; Denis Mílton Cabral Oliveira; Francisco Emanoel Costa Araújo; Júlia Beatriz Rodrigues de Araújo; Marcos Vinícius Félix de Lima; Maria Cecília Batista de Freitas Silva; Maria Clara da Silva Cruz; Maria Eduarda de Sales Gomes; Maria Yasmim Ferreira Alves e Natalia Rihana de Morais de França.

Jandaíra

Em Jandaíra, o projeto teve seus primeiros jovens parlamentares em 2023. O impacto positivo na comunidade fez os vereadores prosseguirem com o projeto, como destacou o vereador presidente da Câmara Municipal, Severino Mathias Filho: “Estamos na segunda edição do parlamento jovem em Jandaíra e estamos com felizes em receber os novos eleitos. Quero parabenizar a todos e dizer que a edição passada foi uma experiência muito boa. Futuramente nossa região estará coberta com o Parlamento Jovem. Esse é um programa educativo, pedagógico, desenvolvido dentro das escolas. Vocês vão aprender a legislar, e ver de perto o que o município pode fazer pela população”, declarou o vereador. 

A prefeita da cidade, Marina Marinho, deu as boas-vindas aos jovens e destacou a necessidade de ter jovens na política trazendo técnica, conhecimento e coragem. “Fui eleita como prefeita com 26 anos. Com quase 60 anos de emancipação, fui a primeira jovem mulher a ser eleita no meu município. Isso mostra pra gente em qual lugar a sociedade vem colocando o jovem e a mulher ao longo da história. Eu hoje, tenho muito orgulho de ter aberto portas para muitos jovens na minha cidade. O jovem consegue  oxigenar e transformar a realidade das pessoas. E eu estou aqui para dizer que é possível fazer uma gestão com a presença de jovens e mulheres”, disse a prefeita em seu discurso. 

Os jovens eleitos e diplomados de Jandaíra foram: Adriel das Chagas Brito; Amanda Ferreira Moura da Silva; Ana Gabrielly da Silva de Oliveira; Débora Evellen Pereira de Souza; Emilly Cauany de Brito Souza; Hilary Janine Bezerra de Souza; José Caio da Silva Durval; Natalia dos Anjos Aquino e Tarcísio Meira Câmara Júnior.   

Galinhos

O presidente da Câmara de Vereadores de Galinhos, André Wallace, também destacou o protagonismo jovem na política. “Para mim é extremamente gratificante ver que vocês se envolveram, pediram votos, discutiram ideias. Eu entrei jovem na política, aos 20 anos. E acho que o futuro do Brasil é ter jovens na política. Acho que o projeto é uma oportunidade muito boa, que eu não tive, mas que vai preparar vocês, jovens”, disse o vereador. 

Os jovens eleitos e diplomados de Galinhos foram: Ana Beatriz dos Santos Lima; Ana Vitória do Nascimento Queiroz; Anthony Glaycon de Lima Ferreira; Bárbara Nicolly Santos de Souza; Eduardo Pereira de Lima Júnior; Eva Priscila da Silva Coelho; Kleberson Dallas Siqueira Vale; Lorrany Lorena da Cruz Nascimento e Maria Cecília de Lira da Cruz.

Parceria EJE e Zonas Eleitorais

Para que o processo eleitoral de escolha dos jovens parlamentares ocorra, é preciso contar com a parceria da Escola Judiciária e das Zonas Eleitorais. A EJE prepara os Acordos de Cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral e as Câmaras Municipais, na sequência, servidores da Justiça Eleitoral vão às escolas e fazem palestras com alunos e professores, é feito o registro de candidatura, as urnas são preparadas, as eleições são realizadas e logo em seguida, a Justiça Eleitoral diploma os eleitos democraticamente. 

“Eu me sinto muito feliz. É uma imensa satisfação estar nessa culminância desse processo eleitoral. Nós participamos de edições anteriores e vimos o enorme crescimento desses jovens que participam. Eles começam o processo totalmente leigos e no final, eles são novas pessoas, enriquecidas com o aprendizado. Eles têm praticamente 6 meses de mandato, em que terão suas próprias sessões e vão aprender a legislar”, comentou o chefe de cartório da 10ª zona eleitoral, Fernando Campelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário