segunda-feira, janeiro 15, 2018

Motorista que invadiu casa e matou criança de 3 anos tentou suicídio, diz polícia

O homem de 24 anos que invadiu uma casa no Itapõa, região administrativa do Distrito Federal, e matou uma criança de 3 anos em outubro do ano passado havia tentado se matar, segundo a Polícia Civil. No banco do carona, ele transportava a namorada.

O caso, que havia sido registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar), foi transformado em homicídio doloso, porque o motorista "claramente assumiu o risco" de matar.

Segundo o delegado responsável pela investigação do caso, Ulysses Fernandes, a alteração da pena pode significar mais de 20 anos de prisão. O homem vai responder ao processo em liberdade "por não apresentar risco e não ter outras passagens pela polícia." 

A Polícia Civil informou que chegou à conclusão de que o jovem tentou suicídio por meio do laudo pericial e de depoimentos de testemunhas que contaram sobre a briga do casal. “Em momento nenhum ele freiou ou tentou fazer a curva”, afirmou Fernandes.

Em depoimento, o motorista alegou não se lembrar do ocorrido com detalhes, apenas de que tinha invadido a casa, informou o delegado.

Jovem com suspeita de febre amarela tem morte cerebral no Rio

O jovem Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos, teve morte cerebral na manhã de hoje (15), no Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro. Ele deu entrada no hospital na noite da última quinta-feira (12) com suspeita de febre amarela, mas desenvolveu um quadro de hepatite fulminante.

A equipe médica chegou a conseguir um fígado e um jato da Força Aérea Brasileira para fazer o transplante do órgão, mas o paciente teve uma piora no quadro de saúde na madrugada de hoje o que impossibilitou a cirurgia.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Luiz Fernando teve sangramento cerebral, o que causou um dano irreversível no órgão.

Portugal registra tremor de 4,9 pontos na escala Richter

Um tremor de terra foi sentido em várias regiões de Portugal na manhã de hoje (15). De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um abalo de 4,9 pontos na escala Richter foi sentido às 11h51 (horário local) e teve epicentro a 6 quilômetros da vila de Arraiolos, no distrito de Évora.

Ainda de acordo com o IPMA, até o momento não foram registrados danos materiais ou pessoais e o tremor foi sentido com maior intensidade na região de Elvas.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, algumas escolas em Elvas foram evacuadas devido ao terremoto e, em Arraiolos, o comandante dos bombeiros afirmou que "sentiu-se tudo tremer".

Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido em Lisboa, Viseu, Faro, Coimbra e Porto, entre outras cidades.

Agitação marítima
Ainda segundo o IPMA, sete distritos de Portugal estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso amarelo entre as 16h de hoje e as 6h de amanhã (16), com previsão de ondas de 4 a 5 metros de altura.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para atividades que dependem da situação meteorológica.

Obesidade cresce entre usuários de planos de saúde, diz pesquisa

Uma pesquisa com 53 mil usuários de planos de saúde de todo o Brasil aponta aumento da obesidade e do sobrepeso entre 2008 e 2016, apesar de terem se tornado mais frequentes o consumo de frutas e hortaliças e a prática de atividade física.

Os dados foram divulgados hoje (15) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Foram entrevistados por telefone cerca de 20 mil homens e 33 mil mulheres que moram nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.

Em 2008, 46,5% dos entrevistados apresentavam Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 25 pontos. Essa parcela da população aumentou para 53,7% quando a pesquisa foi repetida no ano passado.

O Índice de Massa Corpórea é um dos parâmetros utilizados pela Organização Mundial da Saúde para identificar se uma pessoa está em um peso correspondente a sua altura. O valor é calculado dividindo o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado [multiplicada por ela mesma]. Quando atinge ao menos 30 pontos de IMC, uma pessoa é considerada obesa, o que é o caso de 17,7% dos usuários de planos de saúde.

Em 2008, essa parcela era de 12,5%, e, se comparado o número de obesos daquele ano ao de 2016, é possível constatar que houve um crescimento de 41,6%.

Mais frutas e hortaliças
Apesar dessa alta, a pesquisa constatou a melhora de alguns indicadores. O número de adultos que consomem refrigerantes ao menos cinco vezes por semana caiu de 26,2% para 14,7%.

O percentual de pessoas que trocam refeições por lanches começou a ser medido em 2013 e também caiu, de 19% para 15,6%. Por sua vez, o hábito de comer hortaliças e frutas com regularidade cresceu de 27% em 2008 para 30,5% em 2016.

A população que pratica ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou intensa semanalmente cresceu de 37,4% em 2010 para 42,3% em 2016. A inatividade física, por outro lado, caiu cinco pontos percentuais, de 19,2% para 14,2%.

Foi classificado como inativo o entrevistado que respondeu não ter praticado nenhuma atividade física nos três meses anteriores à pesquisa. Também são consideradas nessa resposta a realização de atividade física no trabalho, limpeza pesada em casa e caminhadas de pelo menos 10 minutos para ir ou voltar de uma atividade díaria, como o trabalho ou a escola.

Obesidade por capital
A pesquisa identificou números regionais sobre os fatores de risco pesquisados e chegou à conclusão que cinco capitais já registram mais de 20% de usuários de plano de saúde obesos.

Manaus tem o índice mais elevado, com 22,3%, seguida por Macapá, com 20,8%, e Rio de Janeiro, com 20,5%. João Pessoa tem 20,2% e Aracaju, 20%. Palmas e Distrito Federal têm o menor percentual, de 13,4%.

Tabagismo
Outro dado levantado na pesquisa foi o consumo de cigarro, que apresentou queda em relação a 2008, mas parou de cair se observada a variação de 2015 para 2016.

Em 2008, 12,4% dos entrevistados eram fumantes, patamar que caiu ano após ano até atingir 7,2% em 2015. No passado, 7,3%  dos usuários de plano de saúde declararam ser fumantes.

O número de fumantes passivos em domicílio ou em local de trabalho também caiu. A pesquisa  verificou que  6,3% das pessoas estão expostas ao tabaco em casa e 5,2%, no trabalho.

Ibope: 90% não votaria em candidato que defende o governo Temer

Que candidato em campanha terá peito para defender o governo Temer? Uma pesquisa do Ibope feita entre 9 e 17 de dezembro nas dez maiores capitais do Brasil, com usuários de internet das classes A, B e C revela que Temer será um fardo de uma tonelada para se carregar: 90% disseram que não votariam num “candidato que defenda o governo Temer” (5% responderam que “sim”).
 
Em relação à corrupção, o eleitorado confirma um poderoso mau humor com o governo: 42% e 44% avaliam que o nível de corrupção do governo Temer é igual ou maior do que o registrado nos governos Lula e Dilma. Magros 8% dos entrevistados consideram que hoje a roubalheira diminuiu.

Jovem morre afogado em piscina de fazenda na PB

Jeferson Martins morreu na manhã deste domingo, em Guarabira

Um jovem morreu, na manhã deste domingo (14), após se afogar na piscina de uma fazenda em Guarabira, Agreste paraibano, a 98 km de João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, Jeferson Martins participava de uma festa na propriedade e as causas do afogamento eram desconhecidas até o fechamento desta matéria.

Nas redes sociais, porém, uma pessoa próxima à vítima conta que Jeferson teria mergulhado na piscina sem observar a profundidade. O jovem teria batido com a cabeça e desmaiado. “Quando a galera sentiu falta dele na festa e procurou, ele já estava boiando na piscina. Levaram ele para o hospital, mas ele já chegou lá sem vida. Acho que ele bateu com a cabeça, porque ele nadava muito. Ele está com uma lesão na cabeça” , diz o relato.

Pessoas acima de 60 anos podem ter direito a retirar saldo do PIS/Pasep

O governo divulgou o calendário de retiradas do PIS/Pasep com novidades. Uma Medida Provisória (MP 813/2017), publicada em 27 de dezembro de 2017, alterou a legislação de saques.

Agora, a retirada do benefício pode ser realizada por pessoas com idade mínima de 60 anos e para ambos os sexos. Os demais motivos, que não têm relação direta com a questão etária, seguem inalterados.

Os idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos não precisarão seguir o calendário e podem sacar o benefício em qualquer data

Quem tem direito ao saque?
Tem direito a realizar retiradas os cotistas cadastrados no fundo entre 1971 e 04 de outubro de 1988 que ainda não tenham sacado o saldo total da conta individual de participação.

Mulheres com 62 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais já podem realizar o saque. Porém, a partir do dia 24 de janeiro, pessoas a partir de 60 anos de idade também poderão retirar o benefício.

Quem for herdeiro de um cotista já falecido, pode retirar o benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Basta ter em mãos documento oficial de identificação e documento que comprove sua condição de herdeiro.

Como consultar o saldo disponível?
Consultar o saldo disponível para saque é simples: os funcionários de empresa privada devem acessar o site da Caixa e clicar em “Conta PIS”. Já o servidor público, pode acessar o site do Banco do Brasil e inserir a palavra Pasep e navegar pelo site.

Quem possui conta poupança ou corrente em um dos dois bancos, receberá o valor diretamente em conta no dia 22 de janeiro. O cotista que preferir sacar o dinheiro para aplicá-lo em outra modalidade, com rentabilidade melhor que o rendimento da poupança, poderá retirá-lo da conta a partir desta data.

Para os demais cotistas, o pagamento começa no dia 24 de janeiro e será realizado diretamente nas agências, de acordo com o Ministério do Planejamento. Ainda segundo o órgão, serão retirados cerca de R$7,8 bilhões, beneficiando mais de 4,5 milhões de cotistas.

Diferença do abono salarial
Os saques que estão acontecendo e a Medida Provisória publicada no fim do ano passado não se referem ao abono salarial, pago anualmente aos trabalhadores de várias idades que recebem até dois salários mínimos. Além disso, para receber o abono, é preciso ter trabalho no mínimo 30 dias com a carteira assinada no ano-base.

Entenda o que é o PIS e o PASEP 
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970 e busca integrar o empregado da iniciativa privada com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é responsabilidade da Caixa Econômica Federal
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), foi criado em paralelo ao PIS e é destinado aos empregados do setor público. Com ele, a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado a estes empregados. O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil.?

Procura menor do que a esperada
O pagamento dessas cotas começou em outubro do ano passado e foi retomado na segunda semana de janeiro. Contudo, desde o início há três meses, a procura tem sido menor do que a expectativa do governo. Apenas cerca de 1,6 milhão dos 8 milhões que têm direito ao benefício realizaram o saque até agora.

Para quem ainda tem dúvidas, a orientação é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Três presos são encontrados mortos na Casa de Custódia de Curitiba

Três presos foram encontrados mortos no interior da Casa de Custódia de Curitiba na madrugada de hoje (14). Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, três detentos já assumiram a autoria dos homicídios, mas como decidiram só se pronunciar em juízo, a motivação dos crimes continua sendo investigada. A secretaria, no entanto, suspeita que os homicídios foram provocados por uma disputa interna entre os presos.

De acordo com o coordenador da Central de Flagrantes de Curitiba, delegado Fábio Machado dos Santos, os detentos Bruno Aparecido Guedes, 30, Giuseppe Luis dos Santos, 36, e Marcos Germano dos Santos, 36, foram mortos ao retornar à cela, logo após o fim do horário de visitas, por volta das 18 horas.

Ainda segundo o delegado, as vítimas apresentavam ferimentos letais causados por objetos perfurocortantes (armas brancas). Três "estoques" (lâminas de ferro com pontas afiadas) foram encontrados pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – um deles cravado no corpo de uma das vítimas.
Após prestarem depoimento na Central de Flagrantes, os três suspeitos de homicídio qualificado foram reconduzidos para a própria Casa de Custódia.

Em funcionamento há 15 anos, a Casa de Custódia é classificada pelo Departamento Penitenciário paranaense como uma unidade de segurança máxima. Com 432 vagas, já em setembro de 2017 abrigava a 625 detentos – todos homens condenados ou que respondem a crimes contra mulheres.

O Departamento Estadual de Administração Penitenciária (Depen) e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária não informaram o total de presos atualmente abrigados na unidade.

Número de mortos em duplo atentado em Bagdá aumenta para 36

Pelo menos 36 pessoas morreram nesta segunda-feira (15) e 91 ficaram feridas no duplo atentado em Bagdá contra um grupo de trabalhadores, revelou uma fonte médica. A informação é da Agência EFE.

As explosões aconteceram de forma quase simultânea e foram feitas por dois terroristas suicidas, com cinturões explosivos, no começo da manhã, na Praça Al Tayaran, no centro da capital iraquiana, segundo uma fonte da Polícia iraquiana.

Os terroristas detonaram as cargas que levavam, de forma sequencial, próximo a um grupo de trabalhadores que estava na praça.

As forças de segurança se deslocaram ao local e fizeram um cordão policial, enquanto as ambulâncias retiraram os feridos.

Este é o segundo atentado em três dias na capital iraquiana, após o ocorrido no sábado (13), no qual três pessoas morreram e dez ficaram feridas pela explosão de um carro bomba na zona Al Kademiya, no norte de Bagdá.

Ladrões abordam ônibus e desistem de assalto ao perceber que veículo levava romeiros, diz PRF

Um ônibus que transportava romeiros que tinham saído de Aparecida, em São Paulo, e seguiam para Cascavel, no oeste do Paraná, foi abordado por cinco ladrões na madrugada desta segunda-feira (15), na BR-369, perto do trevo de Mamborê, no centro-oeste paranaense.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os criminosos fizeram o motorista levar o ônibus até uma estrada rural, onde o veículo atolou. Nesse momento, os ladrões invadiram o ônibus, mas acabaram desistindo do assalto, ao ver quem eram os passageiros.

Os policiais acreditam que o alvo dos ladrões seria algum ônibus que levasse pessoas que iriam fazer compras no Paraguai. O ônibus transportava 58 passageiros, além do motorista. Ninguém ficou ferido.
 
Depois que os ladrões foram embora, a PRF foi acionada e se deslocou até o local e ajudou o motorista do ônibus a retirar o veículo do atoleiro. Os passageiros foram orientados a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Mamborê.

21 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira com 2.800 vagas

Nesta segunda-feira, 15 de janeiro de 2018, pelo menos 21 órgãos têm inscrições abertas para preenchimento de nada menos que 2.800 vagas. As oportunidades são destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio, técnico e superior).

Alguns concursos farão ainda formação de cadastro reserva para contratação conforme necessidade durante a validade do certame. Os salários chegam a R$ 13.192,58 no concurso da Prefeitura de Xavantina (MG).O concurso público da Secretaria da Educação do Espírito são oferecidas 1.025 vagas.

João Câmara e região com registo de chuvas nesta segunda-feira(15)

A semana começa com registro de chuvas em João Câmara e municípios da região do Mato Grande e litoral Norte.

Logo as primeiras horas manhã, passou uma chuva rápida, porém volumosa. Pouco depois da 9h, uma chuva mais forte acompanha de ventos e relâmpagos, e de maior intensidade.

O céu continua carregado e choque em alguns setores da cidade e município.

Coreias iniciam reunião de trabalho sobre Jogos de PyeongChang

As duas Coreias iniciaram nesta segunda-feira (15) um encontro de trabalho sobre o envio de artistas norte-coreanos aos Jogos de Inverno de PyeongChang, após os acordos fechados na semana passada em uma reunião histórica, confirmou à Agência EFE o Ministério de Unificação do Sul.

O encontro começou por volta das 10h11 (horário local sul-coreano, 23h11 de domingo em Brasília) em Tongilgak (Pavilhão da Unificação), na faixa norte da fronteira militarizada entre os dois países, que tecnicamente se mantêm em guerra há 65 anos.

A reunião ocorre após o histórico encontro da semana passada, na qual foi acertada a participação norte-coreana nos jogos, que começam em fevereiro no condado sul-coreano de PyeongChang. As duas partes optaram por convocar reuniões militares para aliviar a tensão na península.

América goleia na estreia no Estadual

O América não tomou conhecimento do Força e Luz e estreou com goleada por 4 a 0 na estreia no Campeonato Potiguar. Os gols foram marcados por Cascata e Juninho Tardelli, duas vezes cada.

Com a goleada sobre o recém-chegado à elite do futebol do RN, o Alvirrubro lidera o Estadual após a primeira rodada.

A próxima partida do América na competição será no sábado (20) contra o Baraúnas, no estádio Nogueirão. O duelo está agendado para as 16 horas.

Já o Força e Luz joga na Arena das Dunas contra o Globo, na segunda-feira (22), às 15 horas.

Cursinho do DCE/UFRN inicia matrículas nesta segunda-feira

O Cursinho popular do DCE vai começar as matrículas para as turmas de 2018 na próxima segunda-feira, 15, das 9h às 16h. As vagas são limitadas e voltadas para todos os estudantes que concluíram ou que estão concluindo o ensino médio, principalmente alunos da rede pública.

O projeto já existe há mais de 20 anos e usa a infraestrutura da UFRN para promover a democratização do ensino superior, oferecendo preparação para o ENEM com qualidade e baixo custo. Além disso, o Cursinho também é um espaço de aprendizado para vários estudantes da universidade, que atuam como professores e coordenadores no projeto.

Os interessados devem se dirigir à sede do Cursinho, localizada no Setor de aulas 1 da UFRN, portando RG, CPF e comprovante de residência – não é necessário levar cópias dos documentos. A matrícula custa R$ 120 e já inclui a primeira mensalidade e material didático. As demais mensalidades terão o valor de R$ 75.

Mais informações aqui e aqui ou através do telefone: (84) 3215-3324.

Bancada federal do RN se reúne com presidente Temer nesta terça-feira

A bancada federal do Rio Grande do Norte irá se reunir com o presidente Michel Temer na próxima terça-feira (16), em Brasília, para tratar sobre o pacote de ajuste fiscal, o ‘RN Urgente’, que está sendo feito pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal.

A audiência foi marcada pelo deputado federal Fábio Faria (PSD), a pedido de deputados federais e senadores, que demonstram apoio ao Estado no enfrentamento à crise.

No encontro, agendado para as 15h, serão discutidas as medidas, divididas em 18 pontos, que têm como objetivo recuperar as finanças do RN.

Mortos em enchentes na Califórnia chegam a 20

O número de mortos por causa das tempestades que afetaram especialmente a localidade de Montecito, a noroeste de Los Angeles, nos Estados Unidos, aumentou para 20. Quatro pessoas estão desaparecidas.

As autoridades do Condado de Santa Bárbara informaram sobre a descoberta de outro corpo na tarde de sábado (13) e afirmaram que continuam os trabalhos de busca dos desaparecidos, após as enchentes registradas na terça-feira passada (9) na região.

A área, que já tinha sido arrasada pelo maior incêndio da história moderna da Califórnia, foi afetada por deslizamentos de terra que deixaram 28 feridos, alguns deles em estado grave, segundo o Departamento de Bombeiros do Condado de Santa Bárbara.

As autoridades atribuem o desastre ao Thomas, o maior incêndio florestal da história da Califórnia, que consumiu em dezembro, 114.078 hectares e a vegetação que ajuda a absorver a chuva.

Papa Francisco embarca para viagem ao Chile e ao Peru

O papa Francisco embarcou nesta segunda-feira (15) para uma viagem ao Chile e ao Peru. Ele fica no Chile até o próximo dia 18, quando segue para o Peru, em uma visita marcada pela defesa das populações indígenas. O papa levará uma mensagem de proteção ao meio ambiente.

O Boeing 777 da companhia Alitalia decolou do aeroporto romano de Fiumicino às 8h55 (horário local, 5h55 em Brasília) e deve aterrissar no aeroporto Internacional de Santiago às 20h10 (21h10 em Brasília).

Nos voos internos e para seu retorno a Roma, Francisco voará com a companhia Latam.

O pontífice viaja acompanhado por uma delegação do Vaticano, composta, entre outros, pelo secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin; o presidente da Pontífice Comissão para a América Latina, Marc Ouellet, além de 70 pessoas entre jornalistas, fotógrafos e câmeras de televisão.

Filipinas decretam alerta máximo depois de ameaça de erupção vulcânica

As Filipinas estão em alerta máximo devido ao vulcão Mayon, que segundo especialistas pode entrar em erupção de maneira iminente após ter liberado, durante o final de semana, espessas nuvens de cinzas e forçar o deslocamento de milhares de pessoas.

A agência sismológica das Filipinas (PHIVOLCS) elevou nesta segunda-feira para "crítico" o nível de alerta perante a possibilidade deste vulcão, situado ao leste do arquipélago e a cerca de 350 quilômetros de Manila, expulsar rios de lava sobre populações e campos.

Mayon teve uma erupção pela primeira vez na tarde de sábado, liberando nuvens e cinzas, e o organismo estatal, que no domingo decretou nível 2 ("crescente preocupação"), decidiu aumentá-lo para 3 nas últimas horas.

Depois da primeira erupção ocorreram outras duas, que provocaram 158 desprendimentos de rochas e o deslocamento em massa de mais de mil pessoas em um raio de 6 quilômetros.

Hoje, o raio foi ampliado para 7 quilômetros, e o número de pessoas deslocadas subiu para 12.044, informou à Agência EFE a porta-voz do Escritório de Defesa Civil da província de Bicol, Rachel Ann Miranda.

"Tudo indica que vai haver uma erupção mais forte, por isso nos preparamos para diferentes cenários", assegurou a porta-voz, após confirmar que já não restam civis na área de perigo.

A erupção pode ocorrer de forma iminente, mas também pode demorar semanas, por isso as autoridades locais buscam modos de facilitar uma "evacuação a longo prazo" dos moradores hospedados em refúgios temporários ou centros escolares, indicou Miranda.

O próximo passo, assegurou, será retirar "os animais da zona de perigo com o objetivo de que os moradores não tenham que retornar às aldeias para resgatar o gado".

Segundo o último comunicado da PHIVOLCS, o vulcão "mostra uma relativa alta instabilidade e tem magma na cratera, sendo assim é possível que ocorra uma erupção perigosa em questão de semanas ou inclusive dias".

A agência informou que a cratera "mostra um resplendor brilhante que indica o crescimento de um novo domo de lava e as primeiras correntes de lava para as ladeiras do lado sul".

Além de decretar a evacuação de pessoas e animais da zona de perigo, as autoridades restringiram o voo de aviões nas imediações.

A atividade do Mayon foi notada na zona através de fortes estrondos e um intenso cheiro de ácido sulfúrico, segundo os testemunhos feitos à imprensa pelos moradores das localidades divisórias.

No entanto, hoje o vulcão deixou de desprender cinzas e desapareceu da vista pelo intenso nevoeiro que se misturou com as nuvens de gases que ainda emanam de sua cratera.

A erupção mais potente na história da Filipinas e a segunda maior do mundo no século 20 foi a do Pinatubo, em junho de 1991, que deixou cerca de 850 mortos e mais de 1 milhão de afetados, além de gerar uma capa global de ácido sulfúrico que causou danos na atmosfera.

O arquipélago filipino, onde há 23 vulcãos ativos, está localizado sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado "Anel de Fogo do Pacífico", que se estende desde a costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão, Filipinas e Indonésia.

“Não sou racista”, diz Trump após ofender África e Haiti

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu na noite desse domingo, 14, às críticas que recebeu após o comentário ofensivo contra países africanos e o Haiti, feito na sexta-feira, 12, na Casa Branca. “Eu não sou racista”, disse ontem o líder americano a repórteres em uma rápida entrevista antes de um encontro com um deputado republicano em Palm Beach, na Flórida. “Eu sou a pessoa menos racista que você já entrevistou. Isso eu posso te dizer”, afirmou Trump, ao ser questionado sobre o que achava das pessoas que o consideram racista.

Durante reunião com um grupo de seis senadores na Casa Branca, na sexta, o presidente americano afirmou que o país deveria diminuir o fluxo migratório de “países de m…”, em meio a uma discussão sobre a legislação específica para nativos de nações africanas e do Haiti. Trump ainda afirmou que os Estados Unidos deveriam incentivar a entrada de pessoas com origem em países como a Noruega.

Desde então, Trump enfrenta severas críticas por causa do comentário. Mesmo políticos republicanos condenaram a postura do presidente. O uso da frase foi revelado por dois dos senadores que participaram da reunião – um democrata, outro republicano. Ontem, no entanto, um terceiro parlamentar que participou do encontro afirmou que houve uma “grosseria má interpretação” do comentário.

domingo, janeiro 14, 2018

Aberta a temporada de liquidações em Natal/RN

O mês de janeiro, pós-festas de final de ano, é tradicionalmente a época em que o comércio entra em liquidação, oportunidade ideal para compras com preços mais baixos. Isso porque tradicionalmente as lojas lançam seus saldões de queima de estoques, que dão espaço às coleções da nova temporada.

No Natal Shopping são vários os segmentos com descontos: moda feminina, masculina e infantil, sapatarias, livrarias com as ofertas de “volta às aulas”, tecnologia, casa e décor, perfumes e cosméticos. Os descontos chegam a até 70% em algumas lojas, como na Kikazza – marca de decoração para interiores – e na grife de confecção infantil Lilica & Tigor.

Marcas como John John, Farm, Cantão, Bobstore e C&A estão com até 60% de desconto, enquanto que Skechers, Clara Mota Soff, Camicado, Brooksfield Donna, Carmen Steffens, Gregory e Toli oferecem 50% a menos. Já na Rabusch, o desconto de 50% é na segunda peça. Na MAC, marca de cosméticos cobiçada pelas mulheres, são vários os itens com 40% de desconto: sombrsa, base, pincéis, batons e máscaras para cílios. É a chance de renovar o estojo de maquiagens para o ano que começa. Outras marcas como Stroke e Viggo estão com até 40% a menos.

Já a Rio Center, uma das âncoras do mall, oferece 20% de desconto em toda a loja até o final de janeiro. É só escolher os itens favoritos em qualquer um dos segmentos da loja e calcular a economia. Centauro, Luigi Bertolli, Animale são outras marcas que também oferecem vantagens no ato da compra. Algumas operações de alimentação também entraram no ritmo da promoção: na cafeteria Havanna, por exemplo, ao consumir R$ 100, o cliente ganha um panetone. Outras marcas agregam vantagens em serviços; é o caso da sapataria Samello, que oferece estacionamento grátis aos seus clientes.

Para Fabiana Totti, gerente comercial e de marketing do Natal Shopping, janeiro é sempre um bom período para aproveitar as vantagens oferecidas pelas operações do mall. “O cliente pode aproveitar os diversos segmentos de que dispomos para garantir descontos reais no ato da compra, o que garante uma ótima economia neste período de início de ano”, pontua.

Mulher mata vizinha a facadas por causa de vaga de emprego em SP

Uma jovem de 24 anos foi morta a facadas pela vizinha, na noite deste sábado (13), em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informações de familiares, a autora do crime queria a vaga de emprego da vítima, Érica Oliveira da Silva, e há dias elas discutiam sobre o assunto. Além da jovem, a suspeita feriu outras duas irmãs da vítima. Até o momento, ninguém foi preso.

Érica era assistente administrativa em uma empresa de concreto localizada no bairro Monte Cabrão, onde mora. Segundo a irmã da vítima, Rafaela Oliveira da Silva, há dias ela e a vizinha, identificada pela Polícia Civil como Angélica da Cruz, discutiam sobre o emprego da irmã. "Ela estava desempregada e queria a vaga da minha irmã. Sempre que a Érica passava, elas se provocavam. Isso acontecia todos os dias", explica.

Por volta das 20h deste sábado, Érica, Rafaela e mais duas irmãs voltavam para casa quando Angélica as viu na rua e começou a provocar a vítima. "Eu não lembro o que foi que ela disse, mas sei que ela gritou algo e minha irmã começou a retrucar. Elas começaram um bate-boca e o pai, o irmão e o marido da agressora saíram para ajudar." 

Segundo Rafaela, durante a discussão, o pai de Angélica segurou Érica para que ela ficasse imóvel enquanto a filha esfaqueava a vítima. A faca foi entregue à suspeita pelo próprio marido que, segundo testemunhas, também teve participação no crime. Rafaela foi a única das quatro irmãs que não teve ferimentos e, imediatamente, solicitou o socorro. "A ambulância demorou muito, decidimos não esperar e meus pais levaram elas para o Pronto Socorro de carro", relembra.

Érica deu entrada no Pronto Atendimento Médico (PAM) da Rodoviária já sem vida. Débora Oliveira da Silva, de 32 anos, e Daniele Alves de Oliveira, de 27, foram transferidas para o Hospital Santo Amaro em estado grave. Daniele passou por procedimento cirúrgico e se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com ferimentos no pulmão e intestino. Débora está em observação.

Segundo a polícia, logo após a briga, Angélica fugiu do local e não foi mais vista. Os familiares da suspeita foram até a Delegacia Sede de Santos prestar depoimento sobre o caso e, em seguida, foram liberados. "O que queremos, agora, é justiça para todos eles, todos devem pagar. Ela não conseguiria matar a minha irmã e machucar as outras duas sozinha", desabafa Rafaela. A Polícia Civil realiza diligências neste domingo (14) para tentar localizar Angélica.

Maior exposição de arte contemporânea africana chega ao Rio no dia 20 deste mês

Uma exposição com os artistas contemporâneos mais promissores do continente africano desembarca no Rio de Janeiro no próximo sábado (20). Reunindo duas dezenas de nomes que chamam atenção internacional, mas que são pouco conhecidos no Brasil, além de dois artistas afro-brasileiros, a Ex Africa traz uma mostra dos dilemas e desafios do continente hoje e que se assemelham ao de países latinos.

Até 26 de março, a mostra estará aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade.

A exibição é composta por mais de 80 obras, entre pinturas, esculturas, instalações, vídeos e performances, com espaço privilegiado para a fotografia. “A fotografia talvez seja, ao lado da escultura, o grande destaque da arte africana atual, sobretudo, na África do Sul, cujos fotógrafos, ao meu ver, estão entre os mais originais do mundo”, afirmou o curador alemão Alfons Hug. Ele trabalhou no Brasil por mais de 15 anos e em países africanos, por quatro anos. Na Nigéria, foi diretor do Instituto Goethe.

Os trabalhos da Ex Africa se relacionam por meio de quatro eixos e mostram um continente em contínuo e efervescente processo de renovação criativa e artística. As obras têm referência no passado de colonização europeia, dialogam com a escravização, mas buscam discutir os reflexos da história no presente, principalmente nos anos que sucederam a independência desses países, a partir da década de 1950. O passeio pela mostra conduz o visitante por questões como migração, passado pós-colonial, racismo e gentrificação, temas comuns também nas grandes cidades brasileiras.

Em Ponte City, por exemplo, o artista sul-africano Mikhael Subotzky em colaboração com o inglês Patrick Waterhouse apresentam uma instalação que simula histórias dentro do prédio de mesmo nome e seus personagens, no estilo Eduardo Coutinho. Ponte City é um arranha-céu no centro de Joanesburgo, que foi construído para a população branca na época do apartheid (regime de segregação racial). Tornou-se, no entanto, símbolo de decadência na década de 1980, após ser invadido por gangues.

Ainda no eixo sobre cidades, Karo Akpokiere faz uma sátira ao bombardeio publicitário que invade as metrópoles e as vidas das pessoas. De Lagos, uma das cidades mais populosas do mundo, o designer gráfico apresenta ilustrações que mesclam o caos urbano de uma megalópole com elementos da cultura pop.

Em outro eixo, o corpo como espaço de manifestação estética, uma marca ancestral, é tema das icônicas imagens do nigeriano J. D. Okhai Ojeikere. Ele traz parte de sua mais conhecida obra, Hair Styles, com penteados fotografados ao longo de 40 anos. Cada um deles se assemelha a verdadeiras esculturas. Em muitas culturas africanas, penteados são marcas da religião, posição social e até sinalizam jovens em época de se casar. Eles voltaram com força após a independência dos países. A exibição é uma oportunidade para ver uma boa mostra deles, reunidos em uma parede só.

Do senegalês Omar Victor Diop serão exibidas fotografias que desafiam a visão estereotipada e racista de parte da população em relação a pessoas de pele negra. O Projeto Diáspora explora retratos de africanos ilustres, alguns ainda na condição de escravos, que se tornaram personalidades nos séculos passados.

Sob a influência da pintura barroca europeia, Omar Diop retrata a si no lugar desses personagens, fazendo uma crítica à sociedade, ao incluir elementos como equipamentos esportivos, a exemplo de uma bola de futebol. O artista remete o público a celebridades e atletas de tons de pele negra, do mais claro ao mais escuro, que ainda são alvo de preconceito racial, revelando uma discriminação que transcende fama e dinheiro.

Israel destrói túnel do Hamas que passava por território israelense e egípcio

A aviação de Israel destruiu na noite de sábado (13) um túnel que saía da Faixa de Gaza, sob a passagem de mercadorias de Kerem Shalom, e penetrava em território israelense e egípcio. A informação é a da Agência EFE.

“O túnel pertencia à organização terrorista Hamas e atravessava a fronteira sob o cruzamento de Kerem Shalom, adjacente ao gasoduto e cruzava para o Egito”, declarou o exército israelense, que detectou a construção em coordenação com as autoridades egípcias.

O porta-voz militar Jonathan Conricus afirmou em entrevista coletiva que não se tratava de um túnel de contrabando, como os que costumam ser construídos na fronteira com o Egito para o tráfego de mercadorias, mas sim de um ofensivo do qual “realizariam ataques contra” Israel.

“Quando entendemos claramente de onde vinha e qual era o seu objetivo, o destruímos”, afirmou hoje Conricus.

A passagem de Karem Shalom, a única habilitada para cruzamento de mercadorias para Gaza, ficou fechada e segundo Conricus será reaberta o mais rápido possível

Idoso e duas filhas são encontrados amarrados e mortos em fazenda de Catalão

Um idoso de 87 anos e as duas filhas, de 66 e 61 anos, foram encontrados em uma fazenda na zona rural de Catalão, no sudeste de Goiás. De acordo com a Polícia Civil, eles foram amarrados e golpeados com a parte traseira de uma enxada. A suspeita é que eles tenham sido vítimas de latrocínio.

Geraldo Pires, a filha mais nova, Maria Marques, e a mais velha, Benedita Marques, foram mortos na madrugada de sábado (13). Os corpos foram encontrados por um vizinho, que foi ao local visitar a família e, ao dar a volta na casa, viu pela janela os corpos das vítimas.

“Eles estavam na sala, amarrados, deitados de bruços, um perto do outro. Isso mostra que eles não estavam reagindo ao roubo. Estimamos que foram pelo menos dois ou três criminosos”, explicou o delegado Fernando Maciel.

Familiares que foram até o local informaram à polícia que foram levados botijões de gás, alimentos e duas armas que tinham na propriedade. A corporação ainda trabalha para identificar suspeitos do crime.

Papa pede integração de imigrantes, apesar de temor "legítimo"

O papa Francisco classificou neste domingo (14) como pecado que imigrantes e moradores dos países que os recebem se recusem a conhecer-se e integrar-se por um medo que, ainda que “legítimo”, não deve alimentar o ódio e a rejeição. A informação é a da Agência EFE.

“Não é fácil entrar na cultura que nos é alheia, pôr-nos no lugar de pessoas tão diferentes de nós, compreender seus pensamentos e suas experiências”, declarou o pontífice em uma missa com refugiados realizada durante a Jornada Mundial dos Imigrantes.

Francisco disse que, perante esta dificuldade, “frequentemente renunciamos ao encontro com o outro e levantamos barreiras para defender-nos”.

“As comunidades locais, às vezes, temem que os recém-chegados perturbem a ordem estabelecida, 'roubem' algo que se construiu com tanto esforço. Mesmo os recém-chegados têm medos: temem a confrontação, o julgamento, a discriminação, o fracasso”, destacou.

O papa reconheceu que estes medos “são legítimos” por estarem baseados em “dúvidas que são totalmente compreensíveis do ponto de vista humano”.

No entanto, sustentou que duvidar “não é um pecado”, mas sim permitir que “estes medos determinem nossas respostas, condicionem nossas escolhas, comprometam o respeito e a generosidade, alimentem o ódio e a rejeição”.

“O pecado é renunciar ao encontro com o outro, com aquele que é diferente, com o próximo”, completou.

Francisco pronunciou esta homilia durante uma missa na basílica de São Pedro na qual participaram imigrantes e refugiados de 49 países diferentes que levaram suas bandeiras, assim como 70 diplomatas credenciados na Santa Sé.

Perante eles, o papa insistiu na necessidade de entendimento entre os imigrantes e as sociedades que os recebem e ressaltou que ambas partes devem “acolher, conhecer e reconhecer”.

Para os primeiros isto implica em “conhecer e respeitar as leis, a cultura e as tradições dos países que os acolheram”, bem como “compreender os seus medos e as suas preocupações em relação ao futuro”.

Os segundos, por sua parte, deveriam “abrir-se à riqueza da diversidade sem ideias preconcebidas, compreender os potenciais, as esperanças dos recém-chegados, bem como a sua vulnerabilidade e os seus temores”.

Na opinião do papa, o “verdadeiro encontro com o outro não se limita à acolhida”, mas envolve as três ações que já destacou em agosto na sua mensagem prévia à jornada de hoje: “proteger, promover e integrar”.

Por último, Francisco pediu uma “oração recíproca” entre refugiados e as comunidades locais.

Presidente do Peru pede calma e diz que governo está atendendo a emergências

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, pediu “calma e tranquilidade” aos moradores da região Sul do país, que foi afetada neste domingo (14) por um terremoto de 6,8 graus de magnitude, e assegurou que o governo já está atendendo a emergência. As informações são da Agência EFE.

“Calma e tranquilidade, o governo está se ocupando de tudo, por isso estou aqui, poucas horas depois de ter acontecido”, declarou Kuczynski a jornalistas após chegar em um helicóptero à cidade de Chala, na região de Arequipa e uma das afetadas pelo sismo que deixou, pelo menos, um morto e mais de 60 feridos, segundo números oficiais.

O governante, que chegou a Chala junto com a ministra de Energia e Minas, Ángela Grossheim, destacou que, diante da emergência, “felizmente o governo está atuando” e o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) já enviou ajuda de emergência e barracas para os afetados em vários distritos da região de Arequipa.

“Será enviado tudo o que necessitam”, enfatizou, antes de indicar

O sismo ocorreu às 4h18 (horário local, 7h18 em Brasília). O chefe do Indeci, Jorge Chávez, declarou que os feridos foram atendidos em diferentes locais da província de Arequipa.

Chávez declarou ainda que em Chala há 30 imóveis afetados pelo tremor e que os feridos da região sofreram lesões de menor gravidade do que as reportadas em Acarí, Bella Uníon, Yauca, Cora Cora e Nazca.

O epicentro do sismo se localizou no oceano Pacífico, a 56 quilômetros da cidade costeira de Lomas e a 48 quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP).

O tremor teve uma intensidade de VI na escala de Mercalli, considerada pelos especialistas como “forte”.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto teve magnitude de 7,1 graus e anunciou que nenhum alerta de tsunami foi ativado, uma informação confirmada posteriormente pela Marinha de Guerra do Peru.

Flamengo suspende contrato de Guerrero até atacante ter condições de jogo

O Flamengo suspendeu o contrato do atacante Paolo Guerrero. A decisão do departamento jurídico vale enquanto o jogador não pode exercer as atividades profissionais, revelou o vice-presidente do Flamengo, Flávio Willeman, em entrevista ao blog "Ser Flamengo".

- O Flamengo nada mais fez do que cumprir o contrato. O contrato está suspenso, está previsto na legislação, está previsto no contrato. Enquanto o contrato está suspenso, ele não recebe do clube e a decisão foi muito bem recebida por ele (Guerrero), porque é justo, está no contrato e na legislação - afirmou Willeman ao blog "Ser Flamengo".

A lei à qual se refere o dirigente do Flamengo é a nº 9.615 (conhecida como Lei Pelé, pois o ex-jogador era ministro dos Esportes). Ela diz que "a entidade de prática desportiva poderá suspender o contrato especial de trabalho desportivo do atleta profissional, ficando dispensada do pagamento da remuneração nesse período, quando o atleta for impedido de atuar, por prazo ininterrupto superior a 90 (noventa) dias, em decorrência de ato ou evento de sua exclusiva responsabilidade, desvinculado da atividade profissional, conforme previsto no referido contrato".

No contrato de trabalho entre Guerrero e o Flamengo também havia previsão de suspensão de contrato em casos "desvinculados de atividades profissionais".

Anteriormente, Guerrero procurou a diretoria do Flamengo para discutir o não recebimento de direitos de imagem enquanto não pudesse atuar pelo clube. O caso era tratado como sigiloso pelo clube e pelo jogador. A empresa que cuida da carreira do jogador, a OTB, não retornou os contatos do GloboEsporte.com sobre o caso.

O clube ainda tem compromissos com o jogador: paga luvas, que ficam em contrato como direitos de imagem, de R$ 2,5 milhões até o fim do vínculo com o Rubro-Negro - como está expresso no balancete de setembro, do último trimestre do Flamengo.

Guerrero ainda tenta a anulação da pena que foi reduzida de um ano para seis meses. O vice-jurídico do Flamengo diz que o clube acompanha o caso. O atleta peruano contratou advogados para cuidar do caso particularmente. Ele está no Peru, em Lima, com a família.

- (O Fla tem) envolvimento total. Não em relação ao atleta com a FIFA, isso aí é um problema pessoal e o atleta contratou os advogados e se defendeu, acho que se defendeu muito bem. Por tudo que eu acompanhei, o atleta pode ter sido induzido a tomar um chá, que pode ter sido uma contaminação mínima, mas uso de drogas jamais - disse Willeman.

Governo brasileiro manifesta solidariedade a vítimas de terremoto no Peru

O governo brasileiro manifestou hoje (14) condolências aos parentes das vítimas do terremoto ocorrido hoje no Peru. “Aos transmitir suas condolências aos familiares dos falecidos, o governo brasileiro manifesta sua solidariedade às populações afetadas e ao governo do Peru”, diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Itamaraty, não há, até o momento, registro de brasileiros entre as vítimas

Pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 60 ficaram feridas no terremoto que atingiu a região de Arequipa, no Sul do Peru, neste domingo às 4h18 (horário local, 7h18 de Brasília). O Instituto Geofísico do Peru (IGP) estimou a magnitude do sismo em 6,8 graus e situou seu epicentro 56 quilômetros ao sul do distrito de Lomas-Arequipa, a uma profundidade de 48 quilômetros.

O governo brasileiro acompanha a situação por meio da Embaixada do Brasil em Lima e da Divisão de Assistência Consular em Brasília. O telefone da embaixada brasileira em Lima, caso haja alguma urgência envolvendo brasileiros no país, é +51 985 039 263.

Chile descarta risco de tsunami após terremoto no Peru

As autoridades chilenas descartaram a possibilidade de um tsunami nas costas do país após o terremoto que deixou pelo menos dois mortos e 65 feridos neste domingo no sul do Peru.

"As características do sismo não reúnem as condições necessárias para gerar um tsunami nas costas do Chile", declarou em um comunicado o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile.

O terremoto teve uma magnitude de 7 graus na escala Richter e seu epicentro se localizou no mar, ao sudoeste de Pisco, a uma profundidade de 32 quilômetros, segundo o Centro Sismológico da Universidad de Chile.

Por sua parte, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) indicou que o tremor foi sentido em diversas cidades das regiões chilenas de Arica y Parinacota e Tarapacá.

"Não foram relatados feridos, alteração em serviços básicos ou danos de infraestrutura causados por sismo", assegurou o Onemi.

Hepatite A: saiba como se pega o vírus, quais são os sintomas e tratamentos

Neste verão, além da habitual preocupação com doenças como a dengue, a população do Rio de Janeiro foi surpreendida com um grande número de pessoas infectadas com o vírus da Hepatite A. Um surto, com concentração especial na comunidade do Vidigal, já registrou 92 casos notificados e 75 confirmados. Ao longo de 2017, em toda a capital, foram registrados 119 casos.

A hepatite é uma inflamação aguda no fígado, que pode ser causada por vírus, bactérias ou agentes tóxicos, como o álcool. Existem cinco tipos identificados de hepatite virais. De acordo com o infectologista Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do ponto de vista clínico, não há muita diferença entre as hepatites A, B e C.

“São vários vírus que podem atacar o fígado de forma primária”, explicou à Agência Brasil. Dentre as infecções virais, o que chama atenção na hepatite A é o fato de não evoluir para uma doença crônica, como ocorre com as hepatites B e C.

Apesar disso, ele advertiu que, ainda que tenha uma evolução muito melhor do que as hepatites B e C, o tipo A acaba sendo o principal vilão porque pode causar uma inflamação fulminante ou falência aguda do fígado. Migowski afirmou que a doença, eventualmente, pode evoluir para casos em que há comprometimento do fígado e o paciente pode precisar de um transplante.

O agravamento do quadro pode ocorrer, principalmente, em pacientes idosos ou com alguma doença crônica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, estima-se que apenas 1% dos casos representa risco de morte, quando evolui para hepatite fulminante.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas iniciais mais comuns da hepatite A são mal estar, dores no corpo, náuseas, dor abdominal, vômitos, olhos e pele amarelados, urina bem escura e fezes claras. Eventualmente, quando o quadro é muito grave, pode causar insuficiência hepática, sangramento e morte, indicou o infectologista.

Segundo o presidente do Instituto Vital Brazil, a hepatite A tem uma evolução em duas fases: primeiro o paciente apresenta um quadro agudo, que dura entre uma e duas semanas. Em seguida, há melhora e depois, uma recaída. A evolução dura de dois a três meses.

Em crianças, em geral, o quadro passa sem sinais e sintomas característicos da doença. “Passam como se fosse uma gripe, mal estar, diarreia, um quadro mais brando”, diz o infectologista.

Somente a partir de exames de sangue é possível confirmar qual tipo de vírus está envolvido naquele quadro infeccioso.

Contaminação

O período de incubação do vírus é de 15 a 50 dias. Ou seja, depois que a pessoa “engoliu” um vírus da hepatite A, por meio de água ou alimento contaminados, ela deverá manifestar a doença de 15 a 50 dias depois.

“A contaminação se dá, basicamente, com água ou alimento contaminado com esgoto. Também pode ser uma transmissão entre pessoas. Às vezes, em uma criança que está contaminada e não tem sinais da hepatite, o vírus contamina as fezes e aí o adulto ao manipular ou fazer higiene dessa criança pode se contaminar ou espalhar esse vírus para aquela população”, explicou Migowski.

Falhas na segurança alimentar ou de água podem ser responsáveis por surtos de hepatite A, como parece ter ocorrido no caso recente da comunidade do Vidigal, em São Conrado, zona sul da capital fluminense. A Vigilância Sanitária apreendeu 169 galões de 20 litros de água contaminados em um bar e um depósito de bebidas do local.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a hepatite A. “Não existe um antiviral que você possa tomar, como tem para gripe e para herpes, por exemplo. Não existe nenhum medicamento que tenha sido comprovado eficaz como antiviral no caso da hepatite A, como tem para hepatite B e C”, destacou Migowski.

Por essa razão, o tratamento é de suporte ao paciente. Ou seja, envolve o uso de analgésicos e remédios para controle de náuseas e vômitos.

Prevenção

A infectologista Karla Ronchini, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta que a melhor estratégia de prevenção é a higiene, além de saneamento básico. “Basta uma pessoa transmitir que, quem está ao redor, tem muita chance de pegar, principalmente pelo tipo de transmissão, pela falta de cuidados com a higiene, porque ele [o vírus] circula”, explicou.

Por isso é importante, entre outras medidas, lavar as mãos após ir ao banheiro ou trocar fraldas de crianças, e antes de comer ou preparar alimentos. Outra recomendação é cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los; lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos. Também é necessário lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras e não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou onde haja esgoto a céu aberto.

Caso haja algum doente com hepatite A na residência, deve-se utilizar hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro. Como a transmissão da hepatite A tem uma relação fecal-oral, Karla explica que fazer sexo oral desprotegido também é um fator de risco.

Vacinação

Existe vacina para a hepatite A, disponível gratuitamente na rede pública de saúde para crianças entre 1 e 2 anos de idade. “É uma vacina segura, eficaz, e pode ser tomada por qualquer pessoa com mais de um 1 ano de idade mas, infelizmente, na rede pública, isso só acontece com crianças”, explicou Migowski.

Segundo o presidente do Vital Brazil, a vacina não é cara, mas ele observou que neste momento não há um laboratório que consiga produzir e entregar para o país uma quantidade muito grande do insumo. “Existe certa dificuldade na obtenção do produto”, disse.

Na rede privada, é possível encontrar a vacina contra hepatite A inclusive para adultos. “Tem uma vacina combinada de hepatite A e B, o que otimiza o esquema de imunização”, apontou.

Contaminação na infância

O infectologista destacou que, no Rio de Janeiro, alguns programas de saneamento do governo estadual em comunidades, como o Favela Bairro, tiveram um efeito positivo para o controle da doença, com ações como a cobertura de valas e coleta de lixo.

A partir dessas intervenções, no entanto, o perfil de infecção é alterado, passando a ser mais comum em adultos. “Antigamente, as crianças infectavam-se muito cedo e, quando chegavam à idade adulta, não se infectavam mais. Só tinham uma vez a hepatite A”, diz.

De acordo com Edimilson Migowski, percebe-se mais os surtos e a circulação da hepatite A hoje do que há 40 anos ou 50 anos, quando a doença acometia principalmente crianças. Agora, tendo em vista que as crianças vêm sendo vacinadas e houve melhora no saneamento básico, muitos moradores que nasceram após as intervenções do Favela Bairro, já em comunidades com melhores condições de saneamento, não se contaminaram na infância. Com isso, aponta Migowski, o quantitativo de adultos vulneráveis é maior.

Há 30 anos, segundo o infectologista, podia-se dizer que 100% dos brasileiros já teriam tido hepatite A. A realidade hoje pode variar de região para região, mas estima-se que, no Rio de Janeiro, entre 20% a 30% da população até 35 a 40 anos já tiveram hepatite A quando crianças.

“Isso significa que existe um quantitativo grande de adultos vulneráveis. E, no adulto, a hepatite A tende a ter maior gravidade e maior riqueza de sinais e sintomas”, explicou.

PT reafirmará candidatura de Lula em 25/01, diz Padilha

O vice-presidente nacional do PT e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o partido vai reafirmar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência nas eleições de 2018, independente de qual for o resultado do julgamento no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre, marcado para o próximo dia 24.

Padilha afirmou que o diretório nacional do PT se reunirá no dia 25, um dia depois do julgamento, para confirmar a candidatura de Lula. Questionado sobre a possibilidade de a candidatura vir a ser impugnada pela Justiça Eleitoral caso haja condenação pelo TRF-4, Padilha reforçou o nome de Lula. “É o nosso candidato até o fim”, disse.

O PT dá início neste sábado a uma série de mobilizações planejadas para manifestar apoio a Lula. Na agenda, estão atos de artistas e intelectuais com Lula no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira, 16, e em São Paulo, na quinta-feira, 18.

O partido lançou comitês populares que, segundo Padilha, têm o objetivo de “reforçar a inocência” de Lula. São 6 mil comitês criados em várias regiões do Brasil.

A estratégia do partido, conforme disse Padilha, é manter uma postura crítica quanto à condenação de Lula em primeira instância (emitida pelo juiz Sergio Moro) e questionar ainda aquilo que o PT considerou ser uma celeridade incomum do TRF-4 em marcar a data do julgamento em segunda instância.

“Vamos seguir questionando a sentença de Curitiba e o procedimento do TRF-4, que fez um verdadeiro fura-fila de processos”, afirmou o ex-ministro dos governos de Lula e Dilma Rousseff.

No dia 24, enquanto durar o julgamento de Lula o PT prevê a realização de uma vigília. Após uma decisão do TRF-4, o partido planeja realizar um ato em Porto Alegre e prevê ainda receber Lula durante a noite em São Paulo, num ato com movimentos sociais e entidades sindicais previsto para ocorrer na Avenida Paulista.

Sobre se Lula deverá acompanhar o julgamento em Porto Alegre, Padilha afirmou que a agenda do ex-presidente ainda aguarda definições dos advogados.

Durante a tarde deste sábado, militantes do PT grafitaram o rosto de Lula na parede do prédio que sedia o diretório nacional do partido. Uma grande faixa foi estendida na fachada: trazia o rosto de Lula estampado e os dizeres “Eleição sem Lula é fraude”

O PT está organizando ainda um encontro de militantes nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Um site de doações criado pelo comando nacional do partido para a data registrava neste sábado, segundo o próprio endereço, mais de 700 doações.

Terremoto de 6,8 graus deixa dois mortos e 65 feridos no sul do Peru

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 65 ficaram feridas no terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a região Arequipa, no sul do Peru, neste domingo às 4h18 (horário local, 7h18 de Brasília), informaram fontes oficiais. As informações são da Agência EFE.

O chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), Jorge Chávez, declarou à emissora RPP Noticias que as mortes aconteceram nas cidades de Yauca e Bella Unión, enquanto os feridos foram registrados na província de Caravelí e em Nazca, da região vizinha de Ica.

Mais cedo, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) havia informado que o sismo teve 7,1 graus de magnitude e epicentro a cerca de 40 quilômetros ao sudoeste da cidade de Acarí.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) estimou a magnitude do sismo em 6,8 graus e situou seu epicentro 56 quilômetros ao sul do distrito de Lomas-Arequipa, a uma profundidade de 48 quilômetros, segundo informou o jornal El Correo.

A governadora de Arequipa, Yamila Osorio, afirmou que até o momento foram contabilizadas 16 pessoas levemente feridas no distrito de Chala.

O tremor foi sentido na capital Lima e em várias cidades do país.

Algumas casas de adobe foram derrubadas e houve corte de energia elétrica nas cidades de Acarí, Jaquí, Tanaca Yauza, Salamanca e Condesuyos, segundo o jornal La República, que citou autoridades locais.

A Secretaria-Geral do Município de Lomas declarou que, apesar de ser o epicentro do tremor, não há danos a reportar até o momento.

Por sua vez, a governadora regional de Arequipa, Yamila Osorio, também disse que só se registraram danos materiais menores e alguns desabamentos.

Em decorrência do tremor, a província de Nasca se encontra sem eletricidade e Ica também está parcialmente sem fornecimento.

A Direção Hidrográfica e de Navegação da Marinha de Guerra do Peru esclareceu que, ainda que não haja alerta de tsumani no litoral peruano, segue com a vigilância da evolução do tremor.

Empresa de leite em pó infantil retira lotes em 83 países por casos de salmonela

O escândalo do leite em pó infantil que contagiou dezenas de bebês com salmonela na França começa a se estender internacionalmente, uma vez que a empresa Lactalis ordenou a retirada em 83 países de vários lotes potencialmente contaminados procedentes da sua fábrica investigada. As informações são da Agência EFE.

“Há 83 países afetados, que estão sob o mesmo procedimento de retirada de produtos. Temos um gabinete de crise tanto para o exterior como para a França”, afirmou o diretor-executivo Emmanuel Besnier, em uma entrevista publicada neste domingo no pelo Le Journal du Dimanche, a primeira que concede desde que assumiu o comando do grupo em 2000.

No entanto, o responsável do conglomerado familiar Lactalis, não informou quais são os 83 países afetados.

Pelo menos 35 bebês de menos de 6 meses foram infectados na França por salmonela desde que se declarou a crise alimentar em dezembro do ano passado. Desde então, o quadro de todos eles evoluiu favoravelmente.

O leite em pó para bebês da Lactalis, um dos mais consumidos no mundo, pode ter deixado outros dois afetados fora da França: um bebê que foi atendido em um hospital no norte da Espanha, cuja causa provável da sua gastroenterite foi o produto da empresa francesa; e outro na Grécia, que ainda aguarda confirmação.

“De acordo com o Ministério de Saúde francês, 35 bebês adoeceram [por salmonela]. Não há casos novos desde 8 de dezembro. E o anunciado na Espanha na sexta-feira passada remonta ao mês de outubro”, informou Besnier, que antecipou que indenizará todas as famílias afetadas.

O suposto foco da bactéria está na fábrica situada em Craon, no oeste da França, e atualmente fechada.

O escândalo do leite contaminado levou o governo francês a intervir tanto na Lactalis como nas cadeias de distribuição, que seguiram entregando o produto apesar das proibições.
“Há denúncias contra nós, haverá uma investigação e nós colaboraremos com tudo o que a Justiça nos pedir, ainda que nunca haverá risco zero nesta questão, como acontece em outras”, reconheceu.

A Lactalis, fundada em 1933, passou a ser um dos gigantes mundiais do setor lácteo desde que lançou uma oferta pública de ações hostil em 2011 pela italiana Parmalat.

Atualmente, conta com 246 fábricas em 47 países, entre eles Brasil, Espanha, México, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.

Mega-Sena, concurso 2.004: três apostas dividem R$ 12 milhões

A Caixa promoveu na noite deste sábado (13) em Pomerode (SC) o concurso 2.004 da Mega-Sena, que teve 3 apostas vencedoras, que irão dividir o prêmio de pouco mais de R$ 12 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 01 - 05 - 14 - 23 - 35- 45. Cada ganhador levará R$ 4.095.573,45. Os bilhetes vencedores são de Curitiba (PR), Julio de Castilhos (RS) e Santa Rita do Passa Quatro (SP).

A Quina teve 79 ganhadores. Cada um vai levar R$ 28.198,54. Outras 6.444 apostas acertaram a Quadra. O prêmio para cada vencedor é de R$ 493,85.

O concurso 2.005 da Mega-Sena será realizado na próxima quarta-feira. O prêmio estimado é de R$ 12 milhões.

Pedido de impeachment de Robinson Faria é protocolado na AL

O vereador de Natal Sandro Pimentel (PSOL) protocolou, manhã de sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, um pedido de impeachment contra o governador Robinson Faria (PSD). O texto está embasado na reprovação, por unanimidade, das contas do governo junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que enumerou 21 irregularidades cometidas na última prestação de contas do gestor estadual.

A irresponsabilidade administrativa financeira do governador Robinson Faria é a base do documento, entretanto, por seu caráter insanável, também é citada a falta de governabilidade e de controle da gestão pública do RN nos últimos meses, o que aprofundou ainda mais o cenário de crise, além de sua negligência com a vida dos servidores e aposentados de áreas bases da administração pública estadual, refletindo no descaso com a Saúde, Educação, Segurança e qualidade de vida população norte-rio-grandense.

A expectativa é que, ao chegar à presidência da AL, o pedido seja encaminhado ao plenário para apreciação e votação. Uma vez que, até o momento, nenhum dos 24 deputados estaduais se posicionou em relação à rejeição das contas do governador Robinson Faria, o mandato do vereador Sandro Pimentel e a representatividade do PSOL também solicitou que seja realizada uma audiência pública com essa temática.

Incêndio em sede de uma associação deixa mortos em Portugal

Um incêndio que atingiu a sede de uma associação recreativa em Vila Nova de Rainha, na comarca de Tondela, na região central de Portugal, deixou pelo menos oito mortos e 36 feridos - 14 deles em estado grave, na noite deste sábado (13).

A porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal (ANPC), Patrícia Gaspar, não descarta que haja mais mortos neste incidente, segundo a agência Efe.

Entre os feridos, está um adolescente de 15 anos que teve queimaduras graves e deve ser transferido para um hospital em Lisboa. A maioria das vítimas é de moradores da região.

O fogo começou por volta das 20h50 (horário local, 18h50 em Brasília), em um momento que as pessoas jantavam ou viam a transmissão de um jogo de futebol com Sporting de Braga e o Benfica.

Mais de 160 bombeiros foram mobilizados para apagar o fogo, que foi extinto cerca de uma hora depois.

As causas do incêndio ainda são investigadas. A mídia local afirma que as labaredas teriam começado em um dispositivo de aquecimento (conhecido como “salamandra”) e se espalhado pelo telhado, que continha lã de vidro - um material inflamável.

De acordo com uma testemunha ouvida pelo jornal português “Público”, muitas pessoas ficaram amontoadas em um dos pisos do edifício, dificultando a abertura de umas das portas. Ela só foi aberta com a ajuda de uma corda, puxada por um jipe.

Chuva melhora nível de reservatórios e traz alívio na conta de luz em janeiro

Edição do dia 13/01/2018

13/01/2018 21h08 - Atualizado em 13/01/2018 22h42
Chuva melhora nível de reservatórios e traz alívio na conta de luz em janeiro
Volume de água de Furnas subiu de 11,38% em dezembro para 16,34%.
Bandeira tarifária voltou a ficar verde em janeiro deste ano.

As chuvas deste início de ano em quase todo o país podem trazer um alívio na conta de luz.
Com os reservatórios mais cheios, o governo já começou a reduzir a geração de energia das termelétricas, que é bem mais cara.

No Sudeste e no Centro-Oeste, onde estão as hidrelétricas mais importantes, os reservatórios tiveram o pior nível no mês de dezembro desde 2014. Graças às chuvas dos últimos dias, eles começam a se recuperar. No reservatório de Furnas, em Minas Gerais, o volume de água passou de 9,67%, em novembro, para 11,38%, em dezembro, e 16,34%, em janeiro. Serra da Mesa, em Goiás, também melhorou de novembro para cá. Hoje, o volume é quase o dobro. Sobradinho, o maior reservatório do Nordeste, na Bahia, quase secou em novembro e agora tem 11,44% da capacidade.

Com as chuvas, o uso de energia das termelétricas hoje é menos da metade do que era usado em novembro. O especialista em mercado de energia Fernando Umbria diz que a boa notícia de janeiro é que está chovendo onde é preciso chover. "Choveu bem nas regiões em que nós temos, digamos assim, a caixa d'água do setor elétrico, que é basicamente o estado de Minas Gerais, alguma coisa de São Paulo. Então ali tem chovido de maneira bastante intensa e isso tem ajudado muito na geração de energia do país”, explica.

A bandeira tarifária, que desde julho de 2017 era amarela ou vermelha, voltou a ficar verde em janeiro. Quando a bandeira é verde, a tarifa de energia elétrica não sofre nenhuma alteração. Com a bandeira amarela, o consumidor paga R$ 1 a mais a cada 100 kWh consumidos. Na bandeira vermelha, existem dois níveis. No primeiro, a conta tem um aumento de R$ 3 a cada 100 kWh consumidos. No segundo, o consumidor paga R$ 5 a mais a cada 100 kWh.

Com a bandeira verde de janeiro, a expectativa é saber se ela vai continuar assim em fevereiro. Quem define a cor da bandeira é Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Operador Nacional do Sistema (ONS) diz que, se continuar chovendo, certamente o consumidor vai sentir. “Se nós continuarmos com esse período, esse ciclo favorável de chuvas, nós podemos considerar que vamos ter bandeira verde ao longo do período chuvoso, o que significa um alivio, de fato, nas tarifas e nos preços de energia”, diz o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata.

Reforma da Previdência: base aliada trabalha no recesso para convencer indecisos

As articulações em torno da reforma da Previdência devem se intensificar nos próximos dias à medida que alguns líderes partidários estão voltando do período de férias e se aproxima a data da votação da matéria no plenário da Câmara. A notícia do rebaixamento da nota de investimento do Brasil reacendeu o debate e deve reforçar os argumentos da equipe favorável à reforma.

Com o recesso do Congresso Nacional até fevereiro, quando está previsto o início do debate da reforma no plenário da Câmara, muitos parlamentares estão se movimentando em seus estados para angariar os votos necessários para aprovar a proposta. A estratégia envolve encontro com governadores, prefeitos e outras autoridades locais com o objetivo de aproximar o debate da reforma das bases eleitorais dos deputados.

Em Brasília, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tem se reunido desde o início do ano com vários parlamentares para definir as próximas estratégias de articulação em busca dos votos para aprovar a reforma. Responsável pela articulação política do governo, Marun disse à Agência Brasil que a reforma da Previdência “está em todos os diálogos” da agenda da equipe de governo e o clima em torno da reforma tem melhorado e se tornado mais “favorável”.

Por se tratar de uma emenda constitucional, são necessários pelo menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados para ser aprovada, em dois turnos. Desde o fim do ano passado, os principais articuladores da base governista tem evitado comentar o número atual de votos já conquistados em prol das mudanças na Previdência. Segundo líderes governistas, a contabilidade dos votos deve ser fechada com mais precisão no início de fevereiro, quando as lideranças já estarão em contato mais direto com as bancadas.

Globo supera Baraúnas pela 1ª rodada do Estadual

O Globo venceu o Baraúnas com placar elástico pela primeira rodada do Campeonato Potiguar. Em partida disputada no estádio Barrettão, a Águia de Ceará-Mirim fez 3 a 0 no time de Mossoró.

O primeiro gol foi marcado por Marinho, contra, aos 44 minutos da etapa inicial. Os outros tentos saíram no segundo tempo.

Aos 9 minutos, Alex Sandro fez o segundo. O atacante Gláucio deu números finais ao jogo aos 33 minutos.

O Globo é o líder da Copa Cidade do Natal. A equipe tem a mesma pontuação do ABC, mas leva vantagem no saldo de gols: 3 a 1.

A Águia volta a campo pelo Estadual na segunda-feira (22), às 15 horas, na Arena das Dunas, contra o Força e Luz. Antes, o time enfrenta o Vitória-BA, na terça-feira (16), às 21h45, no estádio Barrettão.

Já o Baraúnas joga no estádio Nogueirão, no sábado (20), às 16 horas, contra o América.

Pesquisador haitiano da UFRJ leva projeto de moradias populares ao país natal

Era fim de tarde de uma terça-feira quando a terra começou a balançar, levando mais de 300 mil edifícios ao chão e provocando uma multidão superior a 1 milhão de desabrigados no Haiti. O terremoto de 2010, que atingiu 7 graus na escala Richter, deixou um país abalado e com o desafio de enterrar cerca de 200 mil mortos.

O episódio completou exatos oito anos ontem (12) e está na memória do país. Justamente para que tragédia similar não se repita, o engenheiro haitiano Jac-Ssone Alerte, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), planeja implementar no Haiti um projeto de extensão voltado para a construção de moradias populares.

A iniciativa, que busca chamar a atenção para a necessidade de aprimorar as políticas habitacionais no país, será aplicada no bairro de Don de l’amitié da pequena cidade de Duchity, à oeste da capital Porto Príncipe. Foi lá que Jac-Ssone nasceu. A comunidade foi devastada em outubro de 2016 por outro fenômeno natural, o Furacão Matthew, que deixou mais de mil mortos no Haiti.

Ao visitar o bairro após o desastre, o engenheiro sentiu que era hora de colocar em prática um desejo antigo: contribuir para a melhoria daquela sociedade. "Era uma sensação de deserto. Era visível as cicatrizes no país inteiro. Ver as fachadas espalhadas, as barracas. E era como se nada estivesse acontecendo em termos de empenho para a reconstrução das moradias", diz.

ABC estreia no Estadual com vitória

A partida que marcou a abertura do Campeonato Potiguar 2018 terminou com a vitória do ABC sobre o Santa Cruz de Natal por 1 a 0, na Arena das Dunas. Erivelton foi autor do único gol do jogo.

Com a vitória, o Alvinegro começa a competição com três pontos.

O próximo adversário na Copa Cidade do Natal é o Potiguar de Mossoró. A partida será no domingo (21), às 17 horas, no estádio Frasqueirão.

O Santa Cruz de Natal entra em campo no mesmo dia e horário. O embate será contra o ASSU, no estádio Edgarzão, em Assu.

Antes de jogar pelo Estadual, o ABC entra em campo na quinta-feira (18) contra o Ferroviário-CE, pela Copa do Nordeste. O jogo está marcado para as 19 horas, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Em campo

Em campo, alvinegro e tricolores não fizeram um duelo de empolgar os cerca 2,2 mil presentes. Apersar de poucas chances criadas ao longo dos 90 minutos, os principais lances do confronto levam perigo aos goleiros.

Para a alegria abecedista, o gol saiu logo aos 12 minutos. Fessin deu passe na medida para Erivelton dominar no peito e tocar para as redes na saída do goleiro.

Em resposta, o Santa assustou em cobrança de falta de Rivaldo. A bola raspou na rede pelo lado de fora.

Antes do intervalo, Matheus quase ampliou a vantagem para o ABC. Ele ficou livre na área, bateu colocado, mas a bola passou rente à trave.

Na volta do intervalo, o Santa Cruz entrou em campo mais ligado. O Tricolor chegou a mandar a bola na trave de Edson em finalização de Thiago Barra. Já o Alvinegro tentou com Maxwell, que parou na defesa de Camilo.

O placar não foi alterado nos 45 minutos finais e o ABC terminou com os três pontos.

Falso alerta de míssil balístico causa pânico no Havaí

Os habitantes do Havaí receberam neste sábado (13) um alerta falso em seus celulares que indicava o disparo de um míssil balístico na direção do estado. As informações são da EFE.

Desde a divulgação do alerta até a correção da informação por parte das autoridades passaram-se 40 minutos, como mostram as imagens das notificações de celular publicadas por moradores em redes sociais.

A senadora democrata pelo Havaí Tulsi Gabbard foi uma das primeiras a esclarecer o equívoco e, no Twitter, afirmou que nenhum míssil estava chegando ao Havaí. Na rede social, ela disse que tinha confirmado a informação com o governo estadual. A Agência de Gestão de Emergências do Havaí (EMA) também confirmou no Twitter que não havia ameaça.

"As pessoas do Havaí acabaram de provar a crua realidade do que enfrentaríamos aqui em caso de um potencial ataque nuclear", disse Gabbard em uma entrevista depois do incidente.

O também senador do estado Brian Schatz afirmou que um erro humano de um funcionário do serviço de emergência causou a confusão. "Nos escondemos imediatamente. Eu estava com meus filhos rezando. Agora estou extremamente irritado", disse à emissora CNN o congressista Matt LoPresti ao relatar sua experiência.

O porta-voz do Comando do Pacífico dos Estados Unidos, David Benham, confirmou em comunicado que nenhuma ameaça de míssil balístico contra o Havaí foi detectada. "A mensagem foi enviada por erro", disse.

O falso alerta, que chegou a ser informado inclusive nas emissoras de televisão, ocorre em meio às tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, que realizou diferentes testes de mísseis balísticos e diz ser capaz de atingir o território americano.