segunda-feira, dezembro 21, 2009

Dilma deve sentar com aliados e escolher vice, afirma Lula

Depois da polêmica ao dizer que o PMDB teria de indicar três nomes para a vaga de vice na pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a enfatizar nesta segunda-feira (21) que a escolha caberá à pré-candidata.

"A Dilma vai sentar com o PMDB e com os outros partidos e vai escolher. Ela tem que fazer a escolha porque, depois, é ela que vai governar. O PMDB, como partido aliado, tem todo o direito de apresentar um nome, mas o vice é ela que vai escolher. Eu já dei a sugestão principal, que foi escolher a Dilma", disse Lula. "Depois do dia 1º de janeiro de 2011 vou estar fora. Em ex-presidente, nem vento bate nas costas", brincou.
Sobre a rejeição ao nome da ministra da Casa Civil, apontada em pesquisas de opinião, o presidente disse que "rejeição é algo que tem que ser analisado com muito carinho". "A campanha serve exatamente pra você diminuir a rejeição. Tem gente que começa eleição com 5% de rejeição e termina com 50%. E tem gente que começa com 50% e termina com 5%. É todo um processo a ser trabalhado."

O presidente também avaliou sua capacidade de transferência de votos. Chegou a analisar o caso do Chile, onde havia uma expectativa de que a popularidade da atual presidente, Michelle Bachelet, favoreceria o candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário