segunda-feira, dezembro 21, 2009

Messi é o 1º argentino a ser eleito o melhor do mundo


Atacante do Barcelona superou o brasileiro Kaká e o português Cristiano Ronaldo na escolha.
Lionel Messi tornou-se nesta segunda-feira (21), em Zurique (Suíça) o primeiro argentino a ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. O atacante do Barcelona (Espanha) superou os colegas de time Iniesta e Xavi, além do brasileiro Kaká e do português Cristiano Ronaldo, ambos do Real Madrid. No feminino, a brasileira Marta ganhou pela quarta vez seguida.

Desde que a Fifa instituiu a premiação, em 1991, os jogadores argentinos só haviam chegado a fase final da disputa em três ocasiões. O atacante Gabriel Batistuta foi o terceiro colocado em 1999, atrás do inglês David Beckham e do brasileiro Rivaldo, que foi o vencedor e o próprio Messi foi o segundo colocado em 2007 e 2008.

A escolha de Messi coroa um ano perfeito para o Barcelona. Em 2009, a equipe da Catalunha ganhou a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de clubes (conquistado no sábado, 19), o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei da Espanha, a Supercopa da Europa e a Supercopa da Espanha.

Messi já havia faturado o tradicional prêmio Bola de Ouro, da revista francesa France Football, que é visto como uma prévia da condecoração da Fifa.

Votam no “Melhor do Mundo da Fifa” os treinadores e os capitães das seleções filiadas à entidade. Assim, o técnico Dunga e o zagueiro Lúcio participaram da escolha.

Messi ganhou com uma larga diferença. Ele recebeu 1073 votos, contra 352 do português Cristiano Ronaldo. A terceira colocação foi para Xavi, com 196. Kaká ficou em quarto e recebeu 190 votos, à frente dos 134 de Iniesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário