sexta-feira, dezembro 25, 2009

Médico dá dicas de alimentação saudável para o verão


Nesta época, o risco de intoxicação alimentar e de desidratação é maior.

O médico Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração (HCor), dá dicas para se alimentar adequadamente durante o verão, época em que o risco de intoxicação alimentar e desidratação é maior.

- O ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grande potencial de contaminação através dos molhos e cremes. Além disso, o consumidor deve verificar se o produto está dentro do prazo de validade.

Ele afirma que é importante consumir pelo menos 2,5 litros de água por dia, comer alimentos mais leves, abusar de legumes e frutas, evitar molhos prontos, principalmente aqueles com maionese, e se fartar de saladas cruas com azeite extravirgem.

- O consumo de água, chás gelados, sucos e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração, por isso deve-se ter a preocupação com a ingestão de muito líquido e a reposição destes minerais para manter a hidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário